Blefarite é o inchamento ou inflamação das pálpebras, geralmente onde se localizam os folículos dos cílios. Em indivíduos com blefarite, as glândulas próximas à pálpebra produzem muito óleo. O motivo exato para esse problema não é conhecido.
A blefarite pode ser observada juntamente com:
- Uma condição da pele chamada dermatite seborreica ou seborreia, que pode envolver o couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, parte de trás das orelhas e dobras do nariz
- Alergias e piolhos que afetam os cílios (menos comum)
- Crescimento excessivo das bactérias que são normalmente encontradas na pele
- Rosácea -- uma condição cutânea que faz o rosto ficar avermelhado
A blefarite pode estar associada a repetição de terçóis e calázias. As pálpebras ficam vermelhas e irritadas, com escamas que se prendem à base dos cílios. As pálpebras podem apresentar:
- Ardência
- Crostas
- Prurido
- Vermelhidão
- Inchaço
Você pode ter a sensação de areia ou poeira no olhos ao piscar. Às vezes, os cílios podem cair e as pálpebras ficarem com cicatrizes.
Tratamento de Blefarite
Limpeza diária cuidadosa das bordas das pálpebras ajuda a remover os óleos da pele que possibilitam o crescimento das bactérias. Seu médico pode recomendar usar xampu infantil ou limpadores especiais. Pomadas antibióticas também podem ser úteis.
Se você tiver blefarite:
- Aplique compressas mornas nos olhos por 5 minutos, pelos menos duas vezes por dia.
- Usando um cotonete, esfregue gentilmente uma solução de água morna e xampu infantil ao longo da pálpebra onde o cílio encontra a pálpebra. Faça isso pela manhã e antes de ir dormir.
O resultado provável é bom com tratamento. Você pode precisar manter a pálpebra limpa para evitar problemas repetidos. O tratamento contínuo fará com que os olhos fiquem menos vermelhos e mais confortáveis. Cuide-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário