Muitas pré-escolas já instituíram que sexta-feira é o dia do brinquedo. Outras não têm um dia estipulado, mas um horário na rotina de atividades dedicado aos brinquedos trazidos de casa. Mas afinal, qual a importância pedagógica de levar os brinquedos para a escola na Educação Infantil?
O objetivo é bem maior do que o de proporcionar alguns momentos de lazer descontraído. "Ao trazer de casa o seu brinquedo, a criança traz um pouco do seu cotidiano fora da escola e vai compartilhá-lo com o grupo", explica Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin, de São Paulo. Veja abaixo o que as crianças podem aprender com essa atividade e como ela pode ser organizada.
- # Desenvolve a expressão oral
- # Mostra a importância de partilhar
- # Faz uma ponte de afeto
- # Ensina responsabilidade
- # Exercita a escolha
- Fantasias também são brinquedos e dos mais importantes, pois estimulam a imaginação e ajudam as crianças a trabalhar conteúdos simbólicos. "Quando realizamos os dias de brinquedo, convidamos os alunos a usarem fantasias, se quiserem. Assim, a brincadeira fica completa e mais divertida", diz Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin.
- Não existe uma idade limite para organizar dias ou horários dedicados aos brinquedos. Mas essa atividade é especialmente adequada para os menores, da pré-escola ao ensino fundamental I. "Muitas crianças têm nos brinquedos seus objetos transacionais, que a ajudam a se adaptar a lugares e situações. Isso é mais comum até os 3 anos mais ou menos, mas algumas vezes até as crianças mais velhas precisam desse apoio", afirma Josiane Del Corso, coordenadora pedagógica das unidades de educação infantil do Colégio Oswald de Andrade.
- Há escolas que determinam um dia da semana para que as crianças levem seus brinquedos. Outras permitem que eles sejam levados diariamente. O importante, em qualquer um desses casos é que sejam estabelecidas com os alunos as regras e horários da brincadeira. "Na nossa escola não temos um dia determinado para levar os brinquedos, mas eles têm um horário na rotina em que podem brincar com eles. Fora desses horários, eles sabem que têm que deixar os brinquedos guardados", diz Josiane Del Corso, coordenadora pedagógica das unidades de educação infantil do Colégio Oswald de Andrade.
- Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
- Crédito: Educar para Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário