A família deve dar o bom exemplo para combater o comportamento preguiçoso das crianças pequenas. Confiram!
Crianças pequenas são como verdadeiras esponjas: absorvem e imitam tudo e todos com quem convivem em seu meio familiar e social. Por isso, se seu filho pequeno apresenta atitudes que você julga preguiçosas, é preciso fazer uma avaliação dos hábitos da família e da educação que está sendo dada à criança.
1- Acho que meu filho é preguiçoso. O que fazer?
Antes de rotular a criança como preguiçosa, é preciso refletir sobre o que pode estar acontecendo com ela. Uma das possibilidades é que ela tenha algum problema de saúde. Outra possibilidade é que a criança não esteja recebendo os estímulos corretos para ser mais ativa.
Mas se você considera que seu filho é preguiçoso por não ter iniciativa ou por não ser prestativo, cabe repensar sobre os limites e as responsabilidades que estão sendo dadas a ele. Você faz tudo por ele ou o estimula para que aprenda aos poucos a cuidar de si mesmo?
2- A falta de rotina e o hábito de deixar a criança acordada até tarde pode ser um dos motivos da aparente preguiça e cansaço das crianças?
Sem dúvida alguma! Todos precisamos de rotina, bons hábitos alimentares, horas de sono adequadas, de lazer. Cabe aos pais estabelecer e vigiar, dentro de sua estrutura familiar, as regras e os limites para o bom desenvolvimento dos filhos em cada faixa etária.
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Educar para Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário