sábado, 9 de janeiro de 2016

A gagueira faz parte do desenvolvimento normal da linguagem?

Resultado de imagem para gagueiraA gagueira é um distúrbio da fala, não regride com o tempo e não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem.

Durante os anos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum que existam períodos variáveis no grau de fluência. Essa variação é decorrente de incertezas morfo-semântica e do amadurecimento neuromotor para os atos da fala.

A maioria das crianças supera com sucesso os períodos de disfluências. De maneira geral, se as disfluências não forem acompanhadas de esforço para falar, se não houver movimentação associada (piscar o olho, pressão exagerada nos lábios, língua, pescoço, bater a mão etc), não existe razão para uma preocupação maior.

As disfluências de palavras e segmentos, hesitações, interjeições, revisões, são comuns e presentes na fala de todos os indivíduos. Cerca de 75% das crianças que apresentam períodos de disfluência recuperam o padrão fluente em aproximadamente seis meses.

Quando a família observar dificuldades na fluência da criança, ela deve procurar orientação de um fonoaudiólogo.

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Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Quais são as condições mais frequentes que atrapalham a aquisição da fala / linguagem?

Resultado de imagem para linguagem fonoaudiologiaproblemasDiversas são as condições que podem comprometer o processo de aquisição e/ou desenvolvimento da fala e da linguagem. 

É consenso que para que esse processo ocorra de maneira apropriada é preciso garantir que outras áreas do desenvolvimento infantil estejam preservadas, como o neurobiológico, o cognitivo, o social e o emocional.

Patologias que envolvem prejuízos neurológicos, deficiência intelectual, síndromes genéticas e deficiências sensoriais, além de dificuldades substanciais de âmbito social e emocional são exemplos de condições nas quais a aquisição e o desenvolvimento da fala e da linguagem pode sofrer alteração.

Além disso, prejuízos de linguagem também podem ocorrer em condições específicas, sem que haja uma causa definida.

O importante é saber que independente do prejuízo de linguagem ser decorrência de uma causa reconhecida, a família deve procurar avaliação Fonoaudiológica.

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Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Em que momento a criança consegue construir frases sem erros gramaticais?

Resultado de imagem para linguagem fonoaudiologiaO início da produção de frases ocorre em torno dos dois anos, quando a criança já tem vocabulário suficiente para começar a montar as primeiras frases.

Como o vocabulário inicial da criança é basicamente formado por substantivos e verbos, estas são justamente as palavras que serão combinadas para formar as primeiras frases.

Estas frases são quase telegráficas, com omissão de palavras importantes como preposições, conjunções etc. Ao longo do desenvolvimento, a criança vai observando as frases produzidas pelas pessoas ao seu redor e, justamente com o aumento do vocabulário, vai aprendendo a construir frases completas.

Por volta dos quatro anos, é esperado que a criança consiga falar frases em muitos erros gramaticais.

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Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Meu filho não se interessa por brinquedos e nem por brincar com alguém. Isso pode estar relacionado à dificuldade de comunicação?

Resultado de imagem para criança isoladaCrianças demonstram interesse por pessoas desde muito cedo. Bebês, por exemplo, são capazes de reconhecer o cheiro e a voz materna já nos primeiros dias de vida.

Eles apresentam interesse e preferência pelo rosto humano a qualquer outro objeto. Reagem chorando, apontando, vocalizando e especialmente compartilhando situações e reações.

Portanto, se uma criança prefere ficar isolada, não brinca e não tem interesse por brinquedos apropriados para a sua faixa etária, esses comportamentos podem indicar uma dificuldade  de desenvolvimento que necessita ser investigada por um profissional especializado.

É importante salientar ainda, que dificuldades de comunicação podem estar relacionadas ou ocasionar prejuízos  de interação social

Sendo assim, se a criança demonstra dificuldade em estabelecer interações interpessoais, em comunicar-se utilizando tanto a fala quanto outros comportamentos comunicativos, é fundamental buscar avaliação fonoaudiológica.

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Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Meu filho tem 3 anos, fala muito pouco e não fica quieto. Isso é normal?

Resultado de imagem para linguagem fonoaudiologiaO desenvolvimento da linguagem não é isolado do restante do desenvolvimento infantil. Muito pelo contrário. O aprendizado das primeiras palavras e a combinação de palavras para formar frases têm grande relação com o desenvolvimento cognitivo.

A criança só é capaz de nomear objetos quando já explorou suficientemente sua forma, seu uso, sua função, enfim, várias de suas características.

Enquanto a criança não cria estas representações (simbólicas), ela não só não consegue aprender o  nome do objeto, como também não consegue brincas de forma apropriada. É por essa razão que bebês brincam manipulando os objetos, colocando na boca, jogando e pegando novamente. 

Por outro lado, no momento em que a criança já consegue "brincar de faz de conta", representando histórias com começo, meio e fim, ela também já é capaz de narrar histórias com começo, meio e fim.

O desenvolvimento da brincadeira e da linguagem, portanto, tem uma forte relação, especialmente nos primeiros anos do desenvolvimento. A criança de 3 anos que fala pouco e só realiza atividade motoras, pode ter dificuldade para fazer brincadeiras mais elaboradas.

Se este for o caso, há um atraso tanto do desenvolvimento das representações simbólicas quanto da linguagem. Sendo assim, procure a orientação de um Fonoaudiólogo.

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Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Quando a criança deve começar a falar?

Resultado de imagem para linguagem fonoaudiologiaO surgimento das primeiras palavras ocorre ao redor de 12 a 18 meses, quando a criança começa a ter algum controle sobre a produção dos sons e já conhece o significado de uma série de objetos, pessoas, lugares que fazem parte do seu dia a dia.

As primeiras palavras que a criança fala são, em geral, as que têm maior importância em sua vida / rotina e são fáceis de produzir.

Quando o vocabulário atinge mais ou menos 50 a 100 palavras (entre 18 e 24 meses), a maioria das crianças entra em uma fase de intenso aprendizado, que chamamos de "explosão do vocabulário".

Neste momento, a criança é capaz de aprender novas palavras em uma velocidade muito mais rápida, e passa a duplicar ou até triplicar o vocabulário em poucos meses. 

Por isso, embora haja variações, se uma criança tem 2 anos e ainda não fala (ou fala muito pouco), é importante procurar a orientação de um Fonoaudiólogo especialista em linguagem.

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Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia