No dia 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O autismo geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
Características do desenvolvimento sensorial
da criança autista.
De 1 a 3 anos
- Existe perda de habilidades previamente adquiridas.
- As respostas sensoriais são inconsistentes, podem responder aversivamente à estimulação tátil, visual, auditiva e, em outras vezes, podem buscar estes estímulos.
- Apresentam ações motoras repetitivas e uso incomum de brinquedos.
- A relação de descoberta do próprio corpo é precária e as atividades de auto cuidado são falhas.
- Na área da linguagem podem não falar, parar de falar, ter ecolalia, ter boa memória de rotina.
Após os 3 anos
- Continuam sensíveis aos estímulos sensoriais e a mudança de ambiente ou rotina diária.
- Podem desenvolver fala, embora com entonação anormal.
- Algumas crianças podem apresentar tônus diminuído e controle postural inadequado.
Orientação aos pais: alimentação
Introdução de comidas novas
- Apresentação táctil (capacidade de tocá-la).
- Apresentação visual (tolerar ver a comida
no prato sem tirá-la, sem empurrá-la).
- Cheiro (fazer descrição)
- Fale sobre a comida, sua qualidade e sabor.
- Lamber, provar um pedacinho.
- Dar pedaços cada vez maiores na medida
que tem mais tolerância.
- Mesclar sabores / texturas novas
Fonte: https://www.facebook.com/SindromedeAspergerAUTISMO/?fref=ts
Integração Sensorial e Autismo – Por: Lígia Maria Godoy Carvalho (TO), Sandra Prestes Lazzari Smaira (Fonoaudióloga)
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