Mais importante quanto ficar atento aos sinais de que algo não vai bem é fazer a sua parte para prevenir os problemas relacionados ao trato vocal. O segredo é investir em pequenas mudanças de hábitos!
Vamos conferir a dica de hoje?
Leve com você, a tiracolo, uma garrafa com água mineral e tome pequenos goles pelo menos a cada hora. O cuidado ajuda a manter a hidratação, fundamental para que não haja tanto atrito entre as pregas vocais.
"A água também ajuda a diluir as secreções, que ficam mais fluidas. Assim, a pessoa não pigarreia com tanta frequência", esclarece Camila. Colocar uma planta aquática sobre a mesa de trabalho, especialmente em locais onde o ar-condicionado é mantido ligado durante todo o dia, também ajuda a umidificar o ambiente, o que faz bem tanto par a voz quanto para o aparelho respiratório.
Fique de Olho na Dieta!
Alimentos muito condimentados e gordurosos, refrigerantes e bebidas ricas em cafeína podem prejudicar a voz. Então, é melhor não abusar. Consumir leite, derivados ou outros produtos que tenham esse ingrediente em sua composição, antes de um período em que a voz será muito solicitada, também não é aconselhável.
O chocolate torna a saliva mais espessa. Isso porque ele é rico em gordura, aumenta a quantidade de secreção e torna-se necessário deglutir mais vezes. Já a maçã tem efeito contrário. Funciona como um excelente adstringente, pois ajuda a limpar as cavidades de ressonância. Além disso, por ser uma fruta dura, deixa a articulação mais solta e, assim o som sairá com facilidade maior. Ótima escolha para o lanche antes de uma palestra ou apresentação pública.
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário