domingo, 28 de junho de 2015

Dispraxia da Fala

Resultado de imagem para dispraxiaA Dispraxia da Fala interfere na produção dos sons da fala e diretamente no desenvolvimento da criança. Vamos conhecê-la um pouco mais?


Tal desordem é ocasionada por uma sutil lesão ou falta de desenvolvimento na zona motora do cérebro encarregada da programação dos movimentos dos órgãos articulatórios.

Na Dispraxia da Fala, os erros na articulação são inconscientes e não dependem da vontade do indivíduo para controlá-los. Frequentemente, um indivíduo será capaz de produzir um som ou uma palavra uma vez e não ser capaz de dizê-la na forma correta novamente quando quiser, o que é bastante frustrante tanto para ele como para os seus interlocutores.

A maioria das crianças com dispraxia ou apraxia da fala não possuem antecedentes de sofrimento fetal ou hipóxias que poderiam sugerir uma causa pré ou perinatal. Simplesmente, neste momento, não se sabe o  que a ocasiona. É raro achar um apessoa com dispraxia ou apraxia da fala pura.

Geralmente há eventos associados: atrasos no desenvolvimento da linguagem, deficiências no processamento auditivo ou dificuldades cognitivas. Portanto, uma avaliação completa sempre é necessária!


Diferença entre Atraso na Fala e Dispraxia da Fala

A Dispraxia da Fala é considerada como uma desordem motora da fala, caracterizada predominantemente  pela dificuldade para sequenciar os movimentos voluntários necessários para a expressão. Os erros são inconscientes. Em um dado momento, o indivíduo produz um determinado som corretamente e depois não pode fazê-lo da mesma forma.

Um Atraso no Desenvolvimento da Fala ocorre quando a criança não segue a típica trajetória na aquisição da expressão oral, no mesmo ritmo de outras crianças e comete erros geralmente consistentes; isto é, estão alterados quase sempre  os mesmos sons, que podem ser  omitidos, substituídos ou distorcidos.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para compartilhe
Fonte: Site Psicopedagogia Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário