O trabalho do psicólogo na educação infantil permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos, motores, funcionais e relacionais.
Para que o desenvolvimento integral da criança se dê de forma satisfatória, o psicólogo tem como objetivo, na educação infantil, junto aos professores encorajá-los a desenvolver cada vez mais um papel ativo no processo educacional; junto aos pais auxiliá-los no âmbito das dúvidas e problemas enfrentados pela família e junto às crianças um acompanhamento para avaliar questões de desenvolvimento global, comportamento e processo de aprendizagem.
Dentre as inúmeras intervenções possíveis, destaco:
Anamnese
A anamnese é uma entrevista investigatória a cerca da gestação, do parto e dos primeiros anos de vida da criança. Essa entrevista tem por objetivo investigar possíveis comprometimentos no desenvolvimento global da criança, podendo levantar hipóteses a cerca das causas de dificuldades enfrentadas por elas.
Processo de adaptação
Por ser o primeiro agente socializador fora do círculo familiar da criança, a escola torna-se a base da aprendizagem caso ofereça todas as condições necessárias para que ela se sinta segura e protegida. Assim, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar, e conseqüentemente no social, é necessário que haja um processo de adaptação saudável e tranqüilo desse novo ambiente, estabelecendo relações interpessoais positivas, como aceitação e apoio, possibilitando assim o sucesso dos objetivos educativos.
Avaliação das crianças
O trabalho de avaliação psicológica se faz a partir da rotina de observação das crianças com o objetivo de conhecer as relações que elas conseguem estabelecer com os professores, com os colegas e com o meio, sempre atento ao nível de desenvolvimento esperado.
Acompanhamento da rotina das crianças
Poderá ser realizado o acompanhamento da rotina das crianças com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento suas potencialidades, no que diz respeito aos aspectos físico, intelectual, psicológico, afetivo, motor, artístico e social, valorizando suas formas de expressão e ajudando-as a se sentirem mais seguras e felizes.
Oficinas para crianças
Para dar conta da complexidade do trabalho dentro da escola infantil, oficinas poderão ser criadas, baseadas nas etapas do desenvolvimento infantil.
Demandas familiares
Além dessas entrevistas iniciais, pode-se trabalhar com atendimento aos pais para orientações sobre demandas trazidas pelos professores ou mesmo a pedido da família, pois família e escola assumem conjuntamente as responsabilidades pela formação das crianças.
Reuniões e palestras
Participação em reuniões de equipe e de pais, organização de palestras para a equipe e para os familiares.
Seleção, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais
Processos seletivos para a equipe, treinamentos e aperfeiçoamentos de profissionais da equipe a fim de qualificar cada vez mais o quadro de funcionários.
Acompanhamento do trabalho de equipe
Trabalhar no auxilio do desenvolvimento da prática pedagógica, promover discussões com os professores sobre diferentes temas que surgem no dia-a-dia escolar, tais como, limites, atuações criativas e a autoridade do professor, possibilitar a problematização e questionamento dos conflitos existentes nas relações com os alunos e toda a comunidade escolar.
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Daiana Gallas
Nenhum comentário:
Postar um comentário