A voz é uma das principais maneiras de nos comunicarmos com outras pessoas, por isso é necessário fazer o uso correto para evitar complicações, como nódulos ou rouquidão. Alguns alimentos influenciam na voz, portanto, devemos ter o devido cuidado no dia a dia, principalmente com a maneira como nos alimentamos.
Gritos, pigarros, falar mais alto que o som do ambiente, são hábitos e manias que devem ser evitados.
Existem alguns alimentos que podem prejudicar as cordas vocais, por exemplo o chocolate e as gorduras contidas no leite, entre outros derivados. Estes não são indicados pra quem tem a necessidade de usar a voz profissionalmente, pois aumentam a secreção e a produção do pigarro.
Bebidas e alimentos muito quentes ou muito gelados, também prejudicam e atrapalham o funcionamento da voz.
Quando ingerimos alimentos em grandes quantidades, ou muito pesados, dificultamos a movimentação do diafragma e atrasamos a digestão. A cafeína também influencia, pois aumenta a acidez do estomago possibilitando refluxo, para quem já é propenso a este tipo de doença.
Por outro lado, existem os alimentos que ajudam a manter a voz sempre estável e bem cuidada. Frutas cítricas como laranja, limpam a laringe e permitem que a saliva fique mais fina, além de beneficiar a reposição de perdas de minerais que são eliminados através da urina.
Maçã também é uma fruta indispensável por possuir uma propriedade adstringente, mantendo a voz sempre limpa, e beber agua é fundamental para hidratar as cordas vocais e manter a voz sempre saudável.
Estas informações são receitadas por profissionais da saúde, em caso de dúvida, o fonoaudiólogo é o mais indicado para diagnosticar e tratar certos tipos de complicações.
Fonte: http://www.centraldafonoaudiologia.com.br/dicas-de-saude/como-a-alimentacao-pode-influenciar-a-voz