segunda-feira, 14 de março de 2016

Uso de softwares na fonoaudiologia



Bem antes de aprender a escrever, ali, na hora que está formando as primeiras palavras, é que a criança começa a desenvolver suas habilidades linguísticas. A estruturação desse complexo sistema é tão importante que um probleminha de fala que passe despercebido nessa fase pode trazer sérias dificuldades na escola no futuro. Para ajudar a prevenir e corrigir essas disfunções, que podem ser mais ou menos simples, profissionais da fonoaudiologia se aliaram à tecnologia para desenvolver programas e aplicativos que tornam as terapias mais lúdicas e acessíveis. Hoje apresentamos alguns...


Mais Fluência

 


Este programa de computador foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no tratamento de alguns distúrbios da fala,principalmente a gagueira, vale ressaltar que este software deve ser utilizado sob orientação de um fonoaudiólogo de forma a assegurar a correta utilização e aumentar as probabilidades de melhorias. 


Treino Vocal



Software com variados 
vocalizes para treino vocal. 

Jogos da Voz


O desenvolvimento de jogos computacionais para exercícios de aprimoramento da coordenação fonoarticulatória, em especial para crianças e adolescentes com deficiência auditiva, é o principal objetivo deste trabalho. Os jogos visam proporcionar um ambiente lúdico no qual o deficiente auditivo possa sentir o prazer no exercício exploratório de suas potencialidades, durante a realização da necessária prática que permitirá a coordenação fonoarticulatória.


Aprendendo Adjetivos
Ajuda os alunos a aumentarem seu vocabulário, fortalecendo a gama de opções de seu sistema linguístico. Nele, as crianças precisam diferenciar palavras contrárias – como vazio e cheio, animado e entediado, velho e jovem – e pronunciá-las. Os pais e fonoaudiólogos podem acompanhar o progresso da criança e o tempo que ela passa na plataforma. 


https://itunes.apple.com/br/app/aprendendo-adjetivos/id540241022?mt=8

Dica Ctim: Utilize a tecnologia como ferramenta de apoio ao tratamento, explore os recursos que ela oferece!

 Fontes: http://fono-audiologia.blogspot.com.br/search/label/Softwares
http://porvir.org/tecnologia-fono-se-unem-para-melhorar-fala/ (adaptado)

Este conteúdo foi útil para você? 

Compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário