segunda-feira, 14 de julho de 2014

Nova Filial CTIM - Shopping Via Parque

A Clínica de Terapias Integradas de Madureira - especializada no atendimento fonoaudiológico, psicopedagógico, psicológico e psicomotor - abriu uma filial no Shopping Via Parque - Barra da Tijuca. Marque uma consulta e venha nos conhecer!
 
 
 
A CTIM - BARRA é uma filial da Clínica de Terapias Integradas de Madureira, uma empresa especializada no tratamento do paciente com distúrbios da fala e da escrita, com dificuldades de aprendizagem, com atraso na linguagem e com dificuldades de aprendizagem entre outras especialidades. Além disso, oferece orientação vocacional ao jovens e aconselhamento a pais e escolas.
 
 
A CTIM  abriu  sua filial no Shopping Via Parque - Edifício Grumari,  por ser um local em que a família se reúne, pois oferece uma grande estrutura de lazer e segurança. Estamos localizados numa das principais avenidas da Barra, com intenso volume de veículos e numa posição estratégica, com fácil acesso à Zona sul e à Zona Norte, pela  Linha Amarela.   
 
 
Oferecemos atendimento Fonoaudiológico e Psicopedagógico!!!
Temos condições especiais de pagamento!!!!!!!
Marque uma primeira consulta para nos conhecer!!!!!!
 
 
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 3000 - Sala 3010 - Shopping Via Parque (Edifício Grumari)
 
Contato: 24297882  /  966153666
 
Atendimento: Segunda a Sábado de 7:00h às 20:00h.
 
Aguardamos a sua Visita!!!!!!!!
 
 


sábado, 5 de julho de 2014

Vai pra rua menino!

Esconde-esconde, corre-cotia, passa-anel... Lembra as brincadeiras da sua infância? Elas são ótimas para tirar as crianças da frente da TV! Confiram!
 
 
Rodeada de tecnologia, muitas vezes, a criançada passa o fim de semana em frente à telinha, entretida com aventuras futuristas e repletas de efeitos visuais. Embora especialistas em educação reconheçam a utilidade e a diversão proporcionadas por jogos eletrônicos e desenhos animados, recomendam que os pais ensinem seus filhos a reunir os amigos para, juntos, soltar a imaginação com as chamadas brincadeiras de rua ou tradicionais.


A educadora Gisela Wajskop, diretora do Singularidades - Instituto Superior de Educação de São Paulo -, compara os dois tipos de diversão: "Enquanto o videogame ajuda a desenvolver o pensamento virtual, necessário para a sobrevivência na sociedade moderna, as brincadeiras de rua melhoram a prática de ajuda mútua e o convívio em grupo".


Cabe aos pais, portanto, criar condições e estimular os filhos para que eles aproveitem os benefícios de brincar fora de casa.


Muito além da diversão
 
Ao contrário do ambiente escolar, que na maior parte do tempo reúne crianças da mesma idade, em uma brincadeira de rua seu filho poderá interagir com outras faixas etárias - permitindo assim que crianças mais velhas ajudem e protejam as menores, incrementando o senso de responsabilidade e sociabilidade. E eles acabam se exercitando. Afinal, a cabra-cega treina equilíbrio corporal e o pega-pega, agilidade e velocidade. Tizuko Kishimoto, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, enumera outras vantagens:


A criança toma iniciativas, já que essas brincadeiras não têm regras rígidas. A invenção de mudanças estimula a criatividade.


Pais e filhos se aproximam. Você pode contar como foi sua infância por meio desses jogos. E, por não serem qualificadas como brincadeiras "de menino" ou "de menina", elas ampliam o número de amigos.


A criança trabalha outras linguagens, como a musical, pois algumas dessas brincadeiras como Ciranda, Cirandinha são cantadas.
 
 
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Site Educar para Crescer

Preparando-se para a educação do seu filho

Quando a criança atinge a idade escolar, você será confrontado com decisões sobre a sua educação. Peça apoio e aconselhamento ao seu fonoaudiólogo!
 
 
Vá as escolas adequadas e tenha tempo para conversar com os professores. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:
  • A escola tem experiência no apoio a crianças com perda auditiva?
  • A escola tem professores para crianças com perda auditiva?
  • Quantas crianças com perda auditiva estão lá na escola?
 
Fornecer à escola e aos professores as informações, necessárias sobre o seu filho e os seus aparelhos auditivos. O professor precisa estar familiarizado com as funções básicas dos aparelhos auditivos - O controle de volume, o número de programas de escuta e sistema de FM. Também é importante fornecer à escola baterias extras para os aparelhos auditivos do seu filho.
 
 
Como professor de uma criança com perda auditiva, há uma série de coisas que você pode fazer. Vamos conferir algumas?
 
# Fornecer assento preferencial. Deixar a criança sentada longe de condições de ruído adversas. Garantir à criança um melhor acesso visual e auditivo.
 
 
# Melhorar a qualidade acústica em sala de aula. Reduzir o eco e ruídos de fundo indesejáveis, tais como cadeira arrastando na sala de aula, telhas acústicas, cortinas grossas e abafadores de espuma para absorver esses ruídos de fundo.
 
 
# Fornecer notas de aula antes das aulas. Fornecer notas de aula com antecedência. A criança pode tornar-se familiar com novos temas antes de uma lição. Isso permite que a criança se concentre em sua escuta.
 
 
# Fornecer um sistema de amplificação  pessoal de FM. Sistemas pessoais FM faz com que a voz dos professores cheguem diretamente  aos ouvidos da criança,  acima do nível de ruído e não o  afetadando pela distância.
 
 
# Complementar explicações verbais com pistas visuais. Fotos, gráficos e ilustrações podem ser úteis no reforço da informação auditiva.
 
 
# Obter a atenção do aluno antes de falar. Chame o nome da criança ou faça sinal. Certifique-se de que você tem a atenção da criança (por exemplo, o contato visual) antes de falar.
 
 
# Fique perto e se mantenha enquanto fala. De pé perto e mantendo ainda a nível do olho da criança ajuda ouvir melhor e ser menos distraída por movimentos.
 
 
# Fale em tom claro e audível de voz. Fale devagar e use palavras simples e frases. Gesticular pode ser útil.
 
 
# Dê instruções claras e inequívocas. Use frases simples e faça com que todas as instruções sejam claras e concisas.
 
 
# Verifique se há compreensão. Certifique-se de que a criança compreenda o que está sendo dito. Observe sua expressão facial. Alternativamente, peça à criança para reformular ou repetir instruções dadas.
 
 
# Dê tempo para que a criança responda as suas perguntas. Seja paciente e positivo: uma criança ansiosa e autoconsciente vai sentir ainda mais dificuldade em responder.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: hearing.siemens.com

Bom dia!!!!


Desejamos a todos um ótimo final de semana! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

22 dicas para as férias

O que fazer para as crianças curtirem férias divertidas e educativas? Veja 22 dicas para férias divertidas e educativas!
 
 
Pode comemorar: as férias estão chegando! Ninguém terá aula, mas a meninada pode fazer descobertas sobre geografia, história, ciências, matemática e outros assuntos e ainda ter exemplos práticos de ecologia, cidadania e ética.
 
 
Nessa época, as lições não acontecem na escola, mas na convivência com adultos e colegas. É verdade que pais, avós, tios e amigos nem sempre estão pensando em ensinar, mas é importante perceber que as crianças estão aprendendo o tempo todo: alertas, observando, analisando, buscando informações e referências. Ao ficar ligado no que acontece ao redor, você vai descobrir oportunidades incríveis de ampliar conhecimentos junto com seus filhos, sobrinhos e netos enquanto se diverte.
 
 
Veja 22 dicas para férias divertidas e educativas!
 
 
1. Faça planos em família
Incluir as crianças no planejamento de passeios é uma forma de compartilhar expectativas, alegrias e responsabilidades. Elas podem organizar a própria bagagem (ajude e supervisione) e pesquisar caminhos e atrações.
 
 
2. Estimule a curiosidade e a observação
Chame a atenção da criança para os detalhes, explore os lugares e faça perguntas. Em qualquer cenário há novidades a serem descobertas.

3. Acrescente fantasia nos passeios
Com um toque de imaginação, árvores da praça viram uma floresta, pedras perto da praia se transformam em esconderijo de piratas, um museu pode ser um castelo e um bloco de notas vira um diário secreto.
 

4. Programe passeios culturais
Nessa época há estreias de filmes e peças de teatro. Escolham as atrações juntos e incentive as crianças a pensar, comentar e fazer desenhos sobre o que assistiram.

5. Inclua uma visita ao museu
Esqueça o preconceito e vá um museu de arte, de ciência, de esportes, de história ou de qualquer outro tema. Em diferentes cidades do Brasil há vários que contam com atrações interativas e circuitos especiais para elas.
 

6. Registre os momentos
Com uma máquina fotográfica ou celular, sugira que registrem as descobertas de férias. Na volta para casa, vai ser gostoso ver as fotos, mostrá-las aos amigos e relembrar momentos especiais. Sugira que seus filhos façam cartões e tragam fotos e pequenas lembranças das férias para dar a amigos ou familiares.
 

7. Incentive a leitura
Fiquem sócios de uma biblioteca e explorem, juntos, o acervo. Não se esqueça de colocar na bagagem livros, revistas e gibis. A leitura é um ótimo passatempo.
 

8. Transforme a cozinha de casa em laboratório
As crianças, acompanhadas por um adulto, podem preparar receitas simples e conhecer melhor ingredientes, medidas e processos. No final, proponha um piquenique.
 

9. Faça passeios ao ar livre
Valorize o cuidado com a natureza. Destaque as diferenças entre vários ambientes, a vegetação e os animais de cada local e fale sobre a importância de recolher o lixo e evitar desperdícios.
 

10. Instigue o espírito explorador              
Mostre que conhecer um lugar é mais do que olhar para ele. Estimule a criançada a conversar com moradores, provar alimentos regionais, participar de festas e brincadeiras e respeitar costumes e sotaques.
 

Confira as outras dicas, clicando AQUI!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Site Educar para Crescer


Perda Auditiva e Desenvolvimento Infantil

Os problemas auditivos em crianças podem ocorrer antes, durante e após o nascimento, e com crianças de todas as idades. Eles  podem, de forma negativa, influenciar no desenvolvimento infantil. Vamos conferir?
 
 
Implicações da perda auditiva no desenvolvimento da criança:
 
 
# Atraso na aquisição da fala;
 
# Alteração no processamento auditivo;
 
# Distúrbios na integração dos estímulos auditivo-visual;
 
# Dificuldade com abstração;
 
# Problemas de aprendizagem e desempenho escolar;
 
# Distúrbios articulatórios, tanto a nível de produção, compreensão e expressão verbal.

 
O audiologista do seu filho irá fazer muito mais do que testar e avaliar a perda auditiva do seu filho. Ele ou ela também irá lhe apresentar inúmeras soluções e oportunidades para que seu filho desfrute  o mundo dos sons de novas maneiras. Não podemos esquecer que o acompanhamento de um fonoaudiólogo é fundamental para ajudar no desenvolvimento  da criança.
 
 
Os pais também podem ajudar seu filho a ouvir melhor e, consequentemente, no seu desenvolvimento  seguindo as seguintes dicas:
 
  • Obter a atenção de seu filho antes de falar. Chamar o nome do seu filho ou sinalize. Certifique-se que você tem a atenção de seu filho (por exemplo, o contato visual) antes de falar.
 
  • Fique perto enquanto está falando. De pé perto e mantendo-se ainda na altura da criança ajuda-o a ouvir melhor e ser menos distraída por movimentos.
 
  • Fique perto de seu filho quando se fala. Olhando para as suas expressões faciais e movimentos dos lábios pode ajudá-lo a entender melhor.
 
  • Fale em tom claro e audível de voz. Fale devagar e use palavras simples. Gesticular pode ser útil. 
 
  • Dê instruções claras e inequívocas. Use frases simples e faça todas as instruções claras e concisas.
 
  • Verifique se há compreensão. Certifique-se de que seu filho entenda o que está sendo dito. Observe sua expressão facial. Como alternativa, peça ao seu filho para reformular ou repetir instruções dadas.
 
  • Dê tempo para que seu filho responda as suas perguntas. Seja paciente e positivo: uma criança ansiosa e autoconsciente vai sentir ainda mais dificuldades para responder.
 
  • Seja positivo e encorajador. Seja sensível aos sentimentos do seu filho. Seja positivo sobre a aprendizagem do seu filho e celebre todo o progresso alcançado, não importa quão pequeno for.
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: hearing.siemens.com