segunda-feira, 30 de junho de 2014

Qual a importância dos brinquedos?

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Quando brincam, meninos e meninas exercitam e melhoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. Mas qual o papel do brinquedo nessa história?
 
 
O brinquedo é um convite à brincadeira. Mas: ele é responsável por torná-la mais rica, proveitosa e prazerosa. "O brinquedo funciona como uma ponte entre aquilo que é desconhecido para o que é conhecido", explica a terapeuta ocupacional Teresa Ruas. Com pecinhas de encaixar, por exemplo, um bebê descobre que é capaz de empilhar objetos, um verdadeiro feito para quem tem só alguns meses de vida. Ao participar de um jogo, cuidar de uma boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, os pequenos tornam-se protagonistas daquilo que os espera na vida madura.
 
 
Existem alguns brinquedos fundamentais para cada fase do desenvolvimento infantil. Quando expostas a tais objetos, meninos e meninas podem descobrir e aprimorar habilidades motoras, sensoriais e emocionais.

- Enquanto são bebês (dos zero aos 23 meses), o desenvolvimento ocorre de forma muito acelerada. Cada mês é uma descoberta. Logo no início, brinquedos que estimulam a audição e a visão, como móbiles e chocalhos, são os mais indicados. Em seguida, entram em cena peças para encaixe, que estimulam a coordenação motora por tentativa e erro, e os bonecos;
 

- Dos 2 aos 6 anos, as crianças vivem a chamada primeira infância, onde tudo amadurece. Entram nessa fase com uma coordenação motora que permite um andar meio atrapalhado e saem andando de bicicleta sem rodinhas, escrevendo. Começam num faz de conta simples e saem criando altas histórias. Jogos simples que envolva interação com o outro, jogos que permitam explorar o corpo, bonecos, miniaturas do mundo adulto e ainda os blocos de encaixar são fundamentais;
 

- A partir dos 7 anos, a escola ocupa um importante espaço na vida dos meninos e meninas. Kits científicos que transmitam conceitos escolares de forma lúdica fazem sucesso. Além disso, suas capacidades cognitivas já estão prontas para jogos que exijam raciocínio e estratégia.
 
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Site Educar para Crescer

Causas da Perda Autivia na Infância

Perdas auditivas em crianças podem ocorrer em diversas faixas etárias em decorrência de inúmeras doenças ou fatores genéticos. Vamos conferir as principais causas?
 
 
Dependendo do caso, a perda pode ser reversível, progressiva ou permanente. Segundo Camila Quintino, fonoaudióloga e gerente de produtos da Starkey, as principais consequências da perda auditiva em bebês e crianças são “distúrbios no aprendizado da fala, atenção e compreensão, demora do desenvolvimento infantil e alterações no comportamento social”.
 
 
Entre as causas da deficiência auditiva congênita, desenvolvida durante a gestação, “pode-se listar desordens genéticas ou hereditárias, viroses maternais como rubéola e sarampo, doenças tóxicas das gestantes (sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, herpes) e casos de pressão alta ou diabetes da mãe”, exemplifica Camila.
 
 
Já em casos pós-natais, quando a criança perde a audição em decorrência de problemas após o seu nascimento, “a deficiência pode ser adquirida quando existe predisposição genética, quando ocorrem doenças como meningite, sífilis, sarampo, caxumba ou mesmo em caso de excesso de remédios ototóxicos sem orientação médica, exposição a sons impactantes ou traumatismos cranianos”, comenta a fonoaudióloga da Starkey.
 
 
Conforme salienta Camila, “o tratamento da criança com uma perda de audição pode demandar a utilização de próteses auditivas além de acompanhamento médico e tratamento fonoaudiológico”.  Segundo ela, em razão das diversas causas da perda auditiva na infância, “é essencial que as mães façam um acompanhamento da criança ainda durante a gestação através do pré-natal, além de tomar as vacinas necessárias para evitar doenças que podem ter como consequência a perda auditiva. Logo após o parto, é muito importante realizar o teste da orelhinha para investigação e detecção precoce da perda auditiva”.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Loja da Audição


Bom dia!!!!


Desejamos a todos uma ótima 2ª feira! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

sábado, 28 de junho de 2014

Criança que apanha: medos e tendência a mentir

Criança que apanha dos pais desenvolve medos e tem maior tendência a mentir. Apesar de parecer uma forma de correção eficiente, o tapa ensina a criança a ter medo do mais forte. O que vem depois?
 
 
Quando paramos para pensar em como queremos educar nossos filhos, muitos de nós respondem que gostariam de fazer bem diferente do que recebemos quando criança, principalmente no que se refere ao bater. Muitos pais e mães de hoje levaram seus tapas, cintadas e chineladas quando criança e hoje percebem que esse não é um bom caminho. Como pais buscam o diálogo, a aplicação das consequências, escolhas e limites colocados de uma maneira produtiva e respeitosa. 
 
 
Mas em algumas situações parece que ficamos sem saber o que fazer e quando saímos do sério, o tapa volta a aparecer. Pais e mães tristes, crianças tristes ou mesmo bravas, é iniciado um ciclo que pode crescer e tomar conta do dia a dia de uma maneira bastante complicada. 
Quando batemos em nossos filhos eles aprendem algumas coisas: 
 
  • Aprendem a ter medo do mais forte, e isso pode seguir por bastante tempo na vida
  • Aprendem que é batendo que se resolvem os momentos difíceis, afinal é assim que vê seus pais resolvendo os mesmos momentos
  • Aprendem que o tapa vale mais do que o diálogo, a conversa
 
 
Bater não ajuda a educar a criança!
 
 
Quando pais batem em seus filhos, normalmente buscam controlar alguma situação, mas os adultos nessa mesma situação, encontram-se completamente descontrolados. É muito confuso para a criança pensar que esse nosso descontrole que surgiu através do tapa , serve para educar ou controlar algum momento. 
 
 
 
Toda essa confusão faz com que a criança não aprenda, afinal ela interrompe o que estava fazendo por conta do susto que leva, do medo que sente. Acontece que dificilmente aprenderá, isso porque não vive o processo natural de que toda ação tem sua consequência. Quando esse processo é interrompido, é como se a reflexão também fosse interrompida. 
 
 
 
Essa é a grande armadilha, porque muitos pais pensam que o tapa funciona porque a criança realmente interrompe o que estava fazendo. Mas isso acontece com o susto e não por ganho de consciência. O que vem depois? A atitude se repete e os tapas se tornam mais frequentes. Fora que com o tapa e com essa falta de respeito iniciamos um embate que pode se tornar bastante complexo. Afinal, um ganha e o outro perde e a criança, ao perceber isso, faz também de tudo para vencer esse embate. 
 
 
 
Esse caminho gera medo, distância e muitas vezes até a mentira aparece como sendo a única maneira de evitar esse momento, o tapa. As crianças hoje entram nesse embate porque de alguma maneira, não toleram falta de respeito, mas normalmente sua forma de agir para vencer os embates é através da falta de respeito também. Com esse ciclo fechado, pais e filhos se afastam e a comunicação, o encontro e o respeito se tornam grande objetivos difíceis de alcançar. Com firmeza amorosa, respeito e aplicando a constância, a coerência na forma de corrigir e a consequência de suas atitudes, o que encontramos são famílias unidas, parceiras e crianças crescendo com amor, respeito, e a real educação. Todos na ação de educar.
 
 
Educação positiva que gera crescimento para todos. Fazer com que o outro faça algo que você quer não é difícil. O precioso é perceber por que motivo essa pessoa mudou sua atitude. Por medo, por estar sem saída, ou por amor, por ganho de consciência? A paisagem que vemos nessa caminhada depende dos lugares que caminhamos. E nós, os adultos, temos essa escolha. 
 
 
Este conteúdo foi útil pata você? Compartilhe!
Crédito: Daniella Freixo de Faria - Psicóloga - Especialista Minha Vida 

Dicas para jogos de faz-de-conta com crianças autistas

Confiram as dicas de jogos de faz de conta para serem realizados com crianças autistas. É importante ensinar e estimular as crianças autistas a participarem de brincadeiras de faz-de-conta, pois elas estimulam portadores do transtorno a desenvolver o pensamento flexível. Vamos conferir?
 
 
O transtornos do espectro autista é uma condição de desenvolvimento que afeta a função cerebral e causa sintomas como comportamentos repetitivos, dificuldades de comunicação e dificuldade nas interações sociais. Os sintomas do transtorno podem ser brandos ou severos, mas em crianças pequenas eles se manifestam como uma dificuldade em fazer amigos e de participar de brincadeiras, principalmente as de faz-de-conta.
 
 
Algumas crianças autistas também apresentam obsessão por alguns objetos ou por partes de objetos. De acordo com a Sociedade Nacional de Autismo dos EUA, é importante ensinar e estimular as crianças autistas a participarem de brincadeiras de faz-de-conta, pois elas estimulam portadores do transtorno a desenvolver o pensamento flexível.
 
 

Atividades Culinárias
 
Faça com que as crianças participem de atividades na cozinha, como fazer biscoitos de chocolate. Deixe-as usar utensílios, mas com supervisão cuidadosa e permanente. Depois, organize uma tarde de chá e coma os biscoitos com as crianças. Estimule-as a lembrar a sequência de tarefas na cozinha, escreva a receita e ilustre cartões com os passos. Se possível, encape os cartões para mantê-los limpos. Coloque os cartões em uma mesa com massinha e cortadores de biscoito para que as crianças possam fingir fazer biscoitos com a massa. Você também pode fazer uma massa salgada, cortar biscoitos e assar em fogo baixo, pintar pequenas manchas marrons e envernizá-lo. Coloque os biscoitos de mentira, os cartões de receita e copos de plástico e em algum canto da casa para incentivar as crianças a brincarem de tarde de chá.
 
 
Criaturas Loucas
 
O fonoaudiólogo Tahirih Bushey e o site Autismgames.com recomendam um jogo chamado "Faça o que faço" que usa animais de brinquedo. Sente-se com as crianças para assistir a um videoclipe, que demonstra como usar a imaginação para "criar algo novo com peças antigas e, em seguida, nomeá-lo". Deixe as crianças cortarem as fotos dos animais em partes, que podem ser recombinadas para criar seus próprios "criaturas malucas". Cole a montagem sobre uma folha papel para fazer uma imagem e ajude as crianças a criar um nome maluco.
 
 

Jogos com Bonecos
 
Em seu livro "Dificuldades de discurso e linguagem" (título em tradução livro) a autora Hannah Mortimer recomenda um jogo de fingir chamado "Ring-a-ling", que requer um grande boneco de luva e dois telefones de brinquedo. Este jogo incentiva as crianças a se envolverem em interações sociais e desenvolverem habilidades de conversação. Finja que o boneco disca um número no telefone. Depois, diga a uma das crianças: "É para você!" e convide-a a levantar o auscultador do outro telefone. Use uma voz tímida para o boneco, que deverá falar frases como, como "Olá? Quem é?" Incentive a criança a responder, dizendo o seu nome. O boneco então pergunta: "Você vai ser meu amigo?" Estenda a atividade, permitindo que as crianças se revezem para telefonar para o boneco e respondam as perguntas.
 
 
Roteiros sociais
 
Crianças autistas podem não ter consciência dos roteiros sociais, que são sequências previsíveis de eventos, comportamentos e diálogos que acontecem regularmente em diversas situações. Escolha uma situação específica que as crianças autistas encontrem um desafio e reveze turnos entre os participantes. Escreva um roteiro história que usa nomes reais das crianças e estabeleça uma sequência de comportamentos durante o jogo. Por exemplo: "Tom vê Lucy jogando um jogo de tabuleiro e dados com a Sra. Adams. Tom diz: "Posso jogar também?" A Sra. Adams diz: '"Sim, logo depois que terminar este jogo". Tom espera sua vez e depois joga com a Sra. Adams e Lucy. Lucy vence o jogo e Tom diz: "Muito bem, Lucy". Prossiga com a atividade utilizando fantoches para cenários imaginários e situações fictícias para desenvolver ainda mais a compreensão das habilidades sociais.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Fonte: ehow.com.
 
 
 

 
 

Bom dia!!!


Desejamos a todos um ótimo final de semana! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Onde assistir a Copa do Mundo no Rio de Janeiro?

O site Bafafá selecionou diversas opções para assistir a Copa do Mundo. São atrações gratuitas ou pagas em diferentes pontos da cidade. Você não vai ter motivo algum para ficar em casa. Confira!
 
 
FIFA Fun Fest em Copacabana
 
Um telão de 133 metros quadrados de alta qualidade exibirá todos os jogos da Copa do Mundo. A entrada é gratuita, mas sujeita a lotação. Quando a arena atingir a capacidade máxima de público, um segundo telão será ligado voltado para a areia, fora do evento.
 
 
Um palco para grandes shows também será montado no local. A programação é bem eclética, com samba, funk, pop, dança, DJs, animadores. Entre as atrações estão: Sorriso Maroto, Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Anitta, Sandra de Sá, Bom Gosto, Suvaco de Cristo, Cordão da Bola Preta, Fogo e Paixão, Bloco Brasil, Empolga às Nove, Blitz.
 
 
FIFA Fan Fest
 
O evento irá acontecer nos 25 dias de jogos do Mundial, de 11h às 22h, em média. O horário varia de acordo com o jogo. A expectativa é de público de até 20 mil pessoas.
 
 
Praia de Copacabana (altura da Av. Princesa Isabel) – Copacabana – Entrada Franca
 
 
Maison Bleue no Jóquei Clube
 
Os torcedores franceses e brasileiros poderão assistir as partidas na Casa Bleue, dentro do Jóquei Clube. Serão transmitidos todos os jogos da Copa, diariamente, de 11h à meia noite e até 02h em dias de jogo da França. A entrada é franca e os torcedores só pagam o que consumirem.
 
Maison Bleue
 
Restaurant Emporium Pax do Jóquei Clube Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Entrada Franca

 

 
Turma do Alzirão
 
Transmitirá num telão apenas as partidas do Brasil. Os torcedores se espalham pela rua toda decorada com as cores do Brasil.
 
Alzirao
Rua Alzira Brandão, 01 – Tijuca – Entrada Franca

Torcida SESC
 
As unidades SESC de Copacabana e Tijuca transmitirão os jogos do Brasil com atividades recreativas antes e durante as partidas, com oficinas de freestyle, desafio de embaixadas, futebol de dupla, gol às cegas, futebol adaptado, desafio do Hino Nacional, quiz sobre as edições passadas e muito mais. A entrada é gratuita e com classificação livre.
 
Torcida SESC
 
SESC Copacabana Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – Entrada Franca SESC Tijuca Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca
 

Cobal do Humaitá
 
O Complexo Gastronômico terá um telão de 2 m² formado por várias TVs de Led montado em um dos muros do estacionamento, em frente ao bares Espírito do Chopp e Galeto Mania. Serão transmitidos apenas os jogos do Brasil.
 
Cobal Humaita
 
Cobal do Humaitá Rua Voluntários da Pátria, 446 – Humaitá – Entrada Franca


Circo Voador
 
Os jogos do Brasil serão transmitidos no Circo Voador e, depois, haverá shows de big bands. No dia 12, Hamilton de Holanda se apresenta no Baile do Almeidinha. No dia 17, é a vez da Orquestra Voadora, e no dia 23 de junho, a Abayomy Afrobeat Orquestra. Nas oitavas e quartas de final também haverá transmissão, mesmo que o Brasil não jogue. Em todos os dias, o DJ Lencinho fica responsável pela animação nos intervalos. Os eventos no Circo Voador, batizados de Golearte serão gratuitos, mas é preciso se cadastrar no site.
 
Golearte circo
 
Circo Voador Arcos da Lapa, s/n – Lapa – Entrada Franca


Quadra da Portela
 
A quadra da Portela exibirá as partidas do Brasil gratuitamente num telão com direito a bateria no fim das partidas.
 
Portela na Copa
Rua Clara Nunes, 81 – Madureira – Entrada Franca


Oi Torcida Brasil
 
A Marina da Glória recebe a festa Oi Torcida Brasil com um grande telão em full HD transmitindo as partidas e shows diversos, entre eles, Paralamas do Sucesso (12). Tem ainda DJs tocando música internacional e brasileira.
 
Oi torcida brasil
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!
Crédito: Agenda Bafafá

Bom dia!!!!


Desejamos a todos uma ótima 6ª feira! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bom dia!!!


Desejamos a todos uma ótima 5ª feira! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Bom dia!!!!!


Desejamos a todos uma ótima 4ª feira! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Bom dia!!!!


Desejamos a todos uma ótima 3ª feira! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bom dia!!!!!


Desejamos a todos uma ótima 2ª feira! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

sábado, 21 de junho de 2014

Brincadeiras para a Copa - 12.ª Dica

Sugestão de atividade para curtir entre uma partida e outra do Mundial. Até quem não gosta de futebol vai adorar essas ideias!!!! Confiram a dica de hoje!!!! Não percam a dica de amanhã!!!!
 
 
Sem Falar
 
# Material utilizado:
- papéis com o nome dos países da Copa


 1 - Dividam a turma em dois times. Cada grupo escolhe um representante e os dois vão sortear cada um o nome de um país.

 2 - Fazendo mímica, os dois jogadores têm de tentar transmitir à sua equipe o nome do país sorteado. A equipe que descobrir primeiro, ganha um ponto. Em seguida, os dois jogadores escolhem os próximos participantes de suas respectivas equipes que vão fazer o sorteio. Vence o time que somar mais pontos.
 
 
 
Boliche Esperto
# Material utilizado:
- 10 garrafas pet vazias
- bandeirinhas dos países participantes
- papel
- caneta
- 1 bola pequena

1 - Escolham bandeiras de 10 países, prendam com fita adesiva uma em cada garrafa e coloquem dentro da respectiva garrafa uma pergunta sobre o país indicado na bandeira (usem as informações da ficha da brincadeira 1 ou façam uma pesquisa rápida e anotem as perguntas e respostas para que possam conferir depois).


 2 - Arrumem as garrafas, mantendo bastante distância entre elas. Marquem uma linha de lançamento, de onde um jogador de cada vez vai arremessar a bola, tentando derrubar as garrafas.


 3 - Quem derrubar uma garrafa terá de responder a pergunta que está lá dentro e se acertar fica com a garrafa. Se errar, não ganha nada. Depois é a vez de outro jogador. Vence quem tiver mais garrafas no final da brincadeira.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Fonte: Educar para Crescer - Silvio Tobias
 
 
 

Disartria Flácida - Você conhece o sintomas?

Você conhece os sintomas da Disartria Flácida? Conheça os seus sintomas e, caso necessite de orientação, marque uma consulta com um de nossos fonoaudiólogos!

.
 Flacidez ou paralisia com diminuição dos reflexos de alongamento muscular; alteração do movimento voluntário, automático e reflexo; atrofia das fibras musculares (perda da massa muscular).
 


 As características clínicas da disartria flácida são:
 
1) Hipernasalidade associada a escape aéreo nasal, voz suspirada, inspiração audível
 
2) Pobre abertura labial
 
3) Excesso de saliva
 
4) Dificuldade quanto aos movimentos alternantes da língua,
 
5) Redução do tempo de fonação
 
6) Pobreza de inteligibilidade
 
7) Respiração curta, dificuldade na emissão de tons altos,
 
8) Voz baixa e dificuldade na emissão de fonemas fricativos e plosivos
 
 

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Fonte: Fonoaudiologia.com

Bom dia!!!!


Desejamos a todos um ótimo final de semana! Caso necessite de orientação, entre em contato conosco e marque uma consulta! Teremos prazer em recebê-lo!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Jogos da Copa serão transmitidos nos cinemas

Quem ainda não decidiu onde assistir aos jogos da Copa do Mundo 2014 agora tem mais uma opção: nove redes de cinema irão exibir ao vivo 25 partidas, com qualidade Full HD, em ação organizada pela CineLive.
 
Cinemas exibem 25 jogos da Copa ao vivo para os torcedores
 
 
 
Os ingressos custarão R$ 30  (exceto Cinépolis e Cinemark) e estarão disponíveis em breve num site especial. Os cinemas participantes serão Centerplex, Araújo, GNC, Kinoplex, Moviecom, Roxy Cinemas, UCI, Cinépolis e Cinemark.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Fonte: Guia da Semana - RJ

Brincadeiras para a Copa - 11.ª Dica

Sugestão de atividade para curtir entre uma partida e outra do Mundial. Até quem não gosta de futebol vai adorar essas ideias!!!! Confiram a dica de hoje!!!! Não percam a dica de amanhã!!!!
 
Jogo do Alfabeto
# Material utilizado:
- bola

1 - A turma forma um círculo e um participante passa a bola para o outro com as mãos, falando as letras da alfabeto, em sequência.


 2 - Quando alguém errar, tem de dizer o nome de um país participante da Copa que comece com a letra da vez. Por exemplo, se o jogador errou o toque de bola ao falar a letra P, ele pode dizer Portugal, por exemplo. Se ele não souber ou errar, sai do jogo. Em seguida, retoma-se a brincadeira com a letra seguinte. Quem ficar por último vence.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Fonte: Educar para Crescer - Silvio Tobias

Disartria Hipocinética - Lentidão e limitação de movimentos

Associada á doença de Parkinson, com característica principal a debilidade da voz, prosódia, inteligibilidade da fala e articulação com falhas.
 
 
 A disartria hipocinética é caracterizada por:
 
1) Lentidão e limitação dos movimentos
 
2) Voz monótona com monoaltura e monointensidade
 
3) articulação imprecisa das consoantes
 
4) Diminuição dos atos espontâneos
 
5)  Rigidez
 
6) Presença de tremor que conduz à festinação, bem como diminuição da tonicidade muscular, com movimentos involuntários em todos os segmentos corporais.
 
 
 
A Síndrome de Parkinson, por exemplo, possui um quadro clínico característico como tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural, decorrente de lesões no núcleo de base.
 


 A disartria hipercinética também decorre de uma alteração no sistema extrapiramidal. Estes movimentos são evidenciados de forma brusca e rápida do tipo coréico (preponderante nos membros superiores e crânio) ou lenta do tipo atetósica, (predominante nas porções distais e em membros superiores).
 


 Entre as suas características, verifica-se anormalidade dos movimentos involuntários, rigidez muscular e perda das reações posturais, redução nos movimentos articulatórios com lentidão no percurso do músculo, rigidez, tremores e perda dos movimentos automáticos.
 
 
 
Não faça um diagnóstico precipitado! Está precisando de ajuda? Procure um fonoaudiólogo!


Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Fonte: Minha Vida