sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dica Cultural - Lagoa Aventuras

A Lagoa Aventuras é o 1º circuito de Aventuras dentro de uma Unidade de Conservação da cidade. A base da empresa fica no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro, o Parque Municipal da Catacumba, na Lagoa.

Eles oferecem 5 atividades de aventura para os nossos visitantes:
  • Arvorismo alto;
  • Arvorismo baixo;
  • Muro de escalada;
  • Rapel;
  • Tirolesa.
Além destas atividades, eles realizam festas, colônia de férias, eventos corporativos e dias de educação ambiental.
 
A empresa é fruto de uma parceria entre a Rio Hikking, operadora pioneira no turismo de Aventura no Rio de Janeiro e a Canion Iguaçu, concessionária de aventura no Parque Nacional do Iguaçu.
 
A autorização para operação no parque foi concedida em 2009 após licitação da secretaria Municipal do Meio Ambiente. Desde o inicio das operações o parque vem recebendo famílias e turistas, passando por um processo de revitalização e descobrimento.
 
O carioca agora conta com mais uma opção de lazer junto à natureza.
 
 
 
 
Esportes radicais atraem cariocas e turistas ao Parque da Catacumba.
 
 
Preços:
- R$ 20 (tirolesa infantil – 2 descidas);
- R$ 20 (muro de escalada);
- R$ 20 (arvorismo infantil ou tirolesa infantil – 4 descidas ou tirolesa adulto);
- R$ 30 (arvorismo adulto).
 
Que tal realizar estas atividades com sua família?
 
 
Créditos: Lagoa Aventuras


4 dicas para ajudar seu filho na entrada do 6º ano

Mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados e, para alguns, uma nova escola. Tudo isso somado à entrada na adolescência. A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental 2 é marcada por uma série de mudanças que irão representar um saudável desafio para o aluno. E os pais precisam assumir o papel de coadjuvantes importantes, que sugerem, dão exemplos e apoiam em um caminho de conquista de autonomia.
 
 
"Estas novidades não devem ser entendidas como um problema", alerta Marisa Faermann Eizirik, psicóloga, Doutora em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "Ao contrário, este é um período em que a criança desenvolverá habilidades importantes para vida adulta, como lidar com as diferenças, organizar prioridades, fazer escolhas e muitas outras. Os pais devem saborear estas conquistas".
 
 
O ponto principal é encontrar equilíbrio entre dar autonomia e, ao mesmo tempo, estar por perto e acompanhar a vida escolar. Professores comentam que até mães bastante atuantes no Ensino Fundamental 1 costumam "sumir" com a passagem para o 6º ano, o que é um erro. Os pais devem participar das reuniões, conhecer os professores e perguntar para a criança, com real interesse e disposição para ouvir, como foi a aula, o que foi ensinado e o que ela achou de mais interessante em seu dia.
 
 
Para estar pronto para ajudar, veja quais são os principais ritos de passagem pelos quais o aluno do 6º ano passa e como os pais podem cooperar para que a transição seja a melhor possível:
 
1. Perder a professora única
 
Algumas crianças podem sentir certa confusão e até mesmo desamparo com a perda da figura maternal (ou paternal) representada pela professora principal que o acompanhava diariamente e, com isso, trazia um conhecimento mútuo mais aprofundado. Os pais devem passar confiança para a criança e reforçar que isso mostra que ela evoluiu em sua carreira escolar, que está mais madura e que, com tranquilidade, verá que consegue superar esta questão.
 
Algumas crianças podem sentir certa confusão e até mesmo desamparo com a perda da figura maternal (ou paternal) representada pela professora principal que o acompanhava diariamente e, com isso, trazia um conhecimento mútuo mais aprofundado. "Os pais devem passar confiança para a criança e reforçar que isso mostra que ela evoluiu em sua carreira escolar, que está mais madura e que, com tranquilidade, verá que consegue superar esta questão", afirma Marisa Faermann Eizirik, psicóloga, Doutora em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
2. Lidar com o horário de disciplinas e professores diferentes
 
Se antes a criança não tinha de forma clara como era a sequencia de disciplinas, agora ela terá de lidar com um horário escolar bem definido, organizando-se para isso. Isso significa que ela terá de aprender a:
 
 - trazer o material previsto para cada aula;
- organizar a realização das lições de casa e trabalhos para entregá-los no prazo pedido
- entender a continuidade dos assuntos, mesmo após alguns dias sem contato com o professor e a matéria
- se adaptar ao jeito de ensinar de cada professor
 

 Por tudo isso, especialmente no começo, os pais precisam ajudar na organização do tempo, perguntando para quando são as tarefas e mostrando que apesar do aparente longo prazo para realizá-las, é preciso cuidado para não deixar que elas acumulem. Vale também conferir se a mochila está com os materiais previstos, até que ele se acostume. E é fundamental mostrar que é possível lidar com os diferentes perfis dos professores, da mesma forma como ele faz com os diferentes amigos que tem.
                    
Se antes a criança não tinha de forma clara como era a sequencia de disciplinas, agora ela terá de lidar com um horário escolar bem definido, organizando-se para isso. Isso significa que ela terá de aprender a: - trazer o material previsto para cada aula;
- organizar a realização das lições de casa e trabalhos para entregá-los no prazo pedido
- entender a continuidade dos assuntos, mesmo após alguns dias sem contato com o professor e a matéria
- se adaptar ao jeito de ensinar de cada professor
Por tudo isso, especialmente no começo, os pais precisam ajudar na organização do tempo, perguntando para quando são as tarefas e mostrando que apesar do aparente longo prazo para realizá-las, é preciso cuidado para não deixar que elas acumulem. Vale também conferir se a mochila está com os materiais previstos, até que ele se acostume. E é fundamental mostrar que é possível lidar com os diferentes perfis dos professores, da mesma forma como ele faz com os diferentes amigos que tem.
3. Ter contato com conteúdos mais aprofundados
 
No sexto ano são introduzidas novas matérias, com assuntos que ainda não foram vivenciados pelo aluno, o que pode gerar ansiedade. A regra principal é não ampliar o medo da criança com comentários sobre as dificuldades que os próprios pais passaram. Ao contrário, o ideal é mostrar o lado interessante que os novos temas trazem e dar segurança de que ela tem total condição de acompanhar e entender e que deve recorrer sempre ao professor em caso de dúvidas. Outro aspecto é que os conteúdos vistos anteriormente servirão de base para novos aprendizados. Por isso, se o aluno já apresentava dificuldade em alguma matéria do ano anterior, os pais devem conversar com o professor da disciplina sobre como superar isto, como por exemplo, com exercícios de reforço
 
No sexto ano são introduzidas novas matérias, com assuntos que ainda não foram vivenciados pelo aluno, o que pode gerar ansiedade. A regra principal é não ampliar o medo da criança com comentários sobre as dificuldades que os próprios pais passaram. Ao contrário, o ideal é mostrar o lado interessante que os novos temas trazem e dar segurança de que ela tem total condição de acompanhar e entender e que deve recorrer sempre ao professor em caso de dúvidas. Outro aspecto é que os conteúdos vistos anteriormente servirão de base para novos aprendizados. Por isso, se o aluno já apresentava dificuldade em alguma matéria do ano anterior, os pais devem conversar com o professor da disciplina sobre como superar isto, como por exemplo, com exercícios de reforço.
4. Vivenciar a entrada na adolescência
 
A entrada no sexto ano coincide com a entrada na adolescência. E a escola deixa de ser o único centro de referência da sua vida, com o surgimento de outros interesses junto aos colegas: baladas, futebol etc. Esta mudança pode levar à dispersão, pela pluralidade de interesses que se descortinam em múltiplos aspectos da vida, como a sexualidade, a vida social, enfim, instâncias particulares de interesses para além da escola. E isso pode refletir no desempenho escolar.

 Nesta fase são bastante comuns alterações bruscas no humor, comportamento e até estilo. Segundo os especialistas, é essencial criar um ambiente de respeito mútuo e espaço para o diálogo.


Acompanhe a vida escolar do seu filho! Não esqueça! Criança saudável! Criança Feliz!
 
 
                 
A entrada no sexto ano coincide com a entrada na adolescência. "É o momento em que a criança abre os olhos para outras dimensões do mundo. E a escola deixa de ser o único centro de referência da sua vida, com o surgimento de outros interesses junto aos colegas: baladas, futebol etc.", comenta Silvia Gasparian Colello, Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). "Esta mudança pode levar à dispersão, pela pluralidade de interesses que se descortinam em múltiplos aspectos da vida, como a sexualidade, a vida social, enfim, instâncias particulares de interesses para além da escola". E isso pode refletir no desempenho escolar.
Nesta fase são bastante comuns alterações bruscas no humor, comportamento e até estilo. Segundo os especialistas, é essencial criar um ambiente de respeito mútuo e espaço para o diálogo.



Mensagem do Dia



A CTIM deseja-lhe uma ótima 6ª feira! Bom dia!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dica de Leitura - 12 horas de Sono com 12 Semanas de Vida

Que pai nunca sofreu com dezenas de noites mal dormidas quando seus filhos eram bebês?  Confira a sinopse do livro 12 Horas de Sono com 12 Semanas de Vida e ajude seu bebê a dormir a noite toda!
 
 

 Para alguns, essas dezenas ainda se transformam em centenas, incontáveis noites de sono entrecortado. A brasileira radicada nos Estados Unidos Suzy Giordano, mãe de cinco filhos, está nesse grupo. Quando os seus gêmeos nasceram (os caçulas da família), ela dormia cerca de 45 minutos por noite. Um dia pediu ajuda para os pais, para que cuidassem das crianças enquanto ela pretendia ter algumas horinhas de sono. Dormiu por 24 horas ininterruptas e decidiu que precisava criar um método que melhorasse sua condição de vida.


 A autora se baseou na tendência dos bebês de pular as mamadas da noite desde que suas necessidades nutricionais tenham sido atendidas durante o dia. Assim, criou um método que promete (e cumpre) ensinar um bebê de tamanho normal a dormir 12 horas depois de completar 12 semanas de vida. Um treinamento feito com tranquilidade, sem horas de choro ininterruptas, de forma gradativa e natural.


 O livro virou best-seller nos Estados Unidos e Suzy foi classificada como ¿a guru do sono do bebê¿ pelo Washington Post. De lá para cá, já treinou centenas de bebês. Seu método funciona inclusive com crianças de mais de um ano. 
 
 
 
O livro possui 136 páginas e está em sua primeira edição
 
 
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Como preparar seu filho para o Ensino Fundamental 1

A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental 1 marcam uma passagem importante na vida das crianças. Saiba o que muda e o que fazer para ajudar seu filho nessa transição. Confira!
 
 
Quando as crianças deixam a educação infantil e ingressam no Ensino Fundamental 1 é inevitável pensar: "meu filho já não é mais um bebê". E é natural que nesse momento apareçam também algumas dúvidas sobre como ele se sairá nesse novo momento de sua vida de estudante.
 
 
De fato, a entrada no primeiro ano traz uma série de mudanças na rotina escolar. As brincadeiras ainda terão seu espaço, mas seu tempo será diminuído enquanto a hora de estudar ganhará mais importância. Na mochila, a boneca ou o carrinho ainda poderão entrar em alguns dias, mas dividirão espaço com livros e cadernos. As responsabilidades, aos poucos, também vão crescer: haverá mais lição de casa, provas e notas.
 
 
Todas essas mudanças, porém, não devem ser encaradas como um problema. Elas fazem parte da evolução natural e saudável da vida da criança. E os pais podem - e devem - ajudar seus filhos a se preparar da melhor maneira possível para essa transição. "O importante é demonstrar segurança para a criança. Dizer que se ela está indo para essa nova fase é porque já tem idade para isso e está pronta", diz Rosana Ziemniak, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo.
 
 
Como evitar que os filhos sintam medo ao ingressar no ensino fundamental 1?
 
Em primeiro lugar é preciso que os próprios pais estejam seguros e compreendam esse novo momento da vida dos filhos. "O pai que é inseguro deixa a criança com medo", diz Rosana Ziemniak, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo. "Mostre que a próxima série é um passo adiante em sua vida, mas que ela tem toda a capacidade para se sair bem", afirma ela.
 
 
Como os pais devem se preparar para essa nova fase da vida de estudante de seus filhos?
 
A primeira dica é não criar muitas expectativas. Não se pode esquecer que crianças de seis anos, no primeiro ano do ensino fundamental, ainda estão em fase alfabetização. Não se pode esperar que elas escrevam uma redação de três páginas. É importante não cobrar demais as crianças e ter cuidado para não gerar ansiedade.


A participação dos pais nessa transição, segundo ela, não deve ficar restrita ao ambiente escolar. Os pais devem estimular o crescimento e a curiosidade das crianças nessa fase, programando passeios a livrarias por exemplo. "As crianças que em casa ou em passeios junto com a família têm esses estímulos terão muito mais facilidade de se desenvolver na escola em seu processo de alfabetização e de conhecimentos em geral", afirma ela.       
 
 
 
Quais são as principais mudanças que trazem o ensino fundamental 1
 
Uma das grandes novidades para as crianças que deixam a educação infantil e entram no fundamental 1 são as notas e as provas.  Outra mudança é com relação aos horários de brincadeira e espaços físicos das escolas. 

 No fundamental 1 as crianças continuam a ser supervisionadas, lógico, mas têm mais autonomia para por exemplo comprar seu lanche, e passam a conviver com crianças maiores. Se por um lado têm mais autonomia, por outro têm também mais responsabilidades, como com os deveres de casa.
 
 
Como preparar os filhos para suas novas responsabilidades?
 
Os pais podem ajudar estimulando desde cedo que as crianças criem o hábito de fazer o dever de casa sozinhas e sem ter que precisar mandar fazer. "A lição de casa é responsabilidade da criança e ela tem que criar o hábito de incorporar em sua rotina essa atividade. Os pais não devem fazer o dever por elas, mas podem questionar se o dever foi feito", afirma Roseli. Os pais também devem estimular os filhos a tomar cuidado com seu material e a mantê-lo organizado.       
 
 
Qual o espaço que as brincadeiras têm no fundamental 1?
 
Entrar no ensino fundamental 1 não significa que o tempo das brincadeiras já passou, muito pelo contrário. As brincadeiras continuam, mas com horários e objetivos diferentes. 
 
 
E quando a entrada no ensino fundamental 1 significa também mudar de escola? Como ajudar na adaptação da criança?
 
Se além de estar partindo para uma nova fase em sua vida de estudante a criança também está mudando de escola, é importante levá-la para conhecer o novo colégio. A visita vai ajudar a diminuir a ansiedade da criança e é importante que os pais também transmitam para a criança que confiam na nova instituição em que a matricularam. Crianças que entram no fundamental 1 tem a seu favor a sua maturidade: não são crianças que estão na fase de chorar quando entram em um ambiente.  
 
 
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Créditos: Educar para Crescer
                     


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quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Faça Você Mesmo! - Giz de Cera feito em casa

Quem tem crianças em casa sabe que elas adoram brincar de desenhar. É ótimo que elas pratiquem seus rabiscos desde cedo, pois ajuda a desenvolver a criatividade. Por isso, preparamos duas “receitas” caseiras de giz de cera para a garotada se divertir e fazer muita arte. Confira!
 
 
Na primeira delas é possível reaproveitar aqueles pedacinhos que quebraram. Separe-os por cor e coloque-os em uma assadeira para cupcakes ou em pequenas forminhas (a exemplo daquelas para empadas). Unte com óleo vegetal e depois leve ao forno em temperatura baixa por cerca de 10 minutos. Também fica legal misturar pedaços de cores diferentes para criar um efeito multicolorido.
 
 
 
 
 
Agora vamos aprender a outra versão, desta vez com formatos divertidos. Aqui você pode usar tanto os bastões quebrados quanto comprar alguns novos. Derreta-os em banho-maria e despeje em formas para bombons. Leve à geladeira ou ao congelador para esfriar. Estará pronto quando você tentar retirar da forma e eles deslizarem com facilidade.
 
 
 
 
Agora é só reunir os pequenos e começar a brincadeira. Uma dica legal é oferecer estes gizes como lembrancinha nos aniversários do seu filho. Os amiguinhos vão adorar o mimo, com certeza.
 
 
Que tal reunir a garotada e reaproveitar o giz de cera que sobrou do ano passado? Tenho certeza que eles irão se divertir muito!
 
 
Créditos: Blog Kyly
 



Por que é importante ir à escola desde pequeno?

Entre neste jogo e descubra como contribuir para o desenvolvimento escolar do seu filho. Confira!
 
 
Está em suas mãos construir os ambientes para seu filho ter um pleno desenvolvimento na chamada primeira infância: monte as figuras e veja como acompanhar e estimular seu filho nesta fase tão importante! É só clicar na imagem!
 
 
Descubra se você ajuda a escola a fazer o melhor pelo desenvolvimento do seu filho! Clique e confira!
 

 
http://educarparacrescer.abril.com.br/educacao-infantil/

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Mensagem do Dia



A CTIM deseja-lhe uma ótima 4ª feira! Bom dia!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Faça seu bronzeado durar com saúde

O sol estimula a produção de vitamina D e libera substâncias ótimas para você manter o bom humor. Mas para aproveitar tudo de melhor que ele tem a oferecer é necessário alguns cuidados. Confira o vídeo abaixo!
 
 

 
Para o bronzeado durar o ano inteiro fuja de técnicas caseiras que agridem a pele. Assista ao vídeo e saiba como não descascar.
 
 
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Professor: prazer em conhecê-lo!

No início do ano letivo, converse com os responsáveis pelo aprendizado de seu filho e dê o primeiro passo rumo a uma relação de confiança mútua. Confira!
 
 
O professor terá um papel central na vida de seu filho durante este ano e é possível que fique em sua memória por toda a vida. Conhecer bem o professor de seu filho e vê-lo como um aliado na educação é uma tarefa vantajosa para todos os envolvidos e que começa com as aulas, na primeira reunião - caso não haja um encontro oficial, cabe a você marcá-lo.
 
 

Um começo de relação sólido evita futuros desentendimentos. Pais e professores que não entram em um acordo sobre as provas e a lição de casa, por exemplo, são uma receita para o desastre, sobretudo nos primeiros anos de vida escolar da criança - e, o pior, a grande prejudicada nessa história é a criança mesma.
 
 
Com a ajuda de algumas educadoras, o site Educar para Crescer  sugere alguns tópicos que não podem ficar de fora das primeiras conversas com o professor de seu filho.
 
1) Veja como será feita a comunicação escola-família
Veja com o professor como será feita a comunicação entre vocês durante o ano. Em muitas escolas, é usado o caderno de recados, por meio do qual pais e mestres resolvem suas dúvidas no dia a dia. Hoje em dia, porém, às vezes também é usado o e-mail. Questione, ainda, se é preciso passar pelo coordenador ou diretor antes de se comunicar diretamente com o professor. O importante é que você consiga acessar os titulares da sala de aula de seu filho facilmente.
2) Passe o histórico de seu filho
Caso o seu filho já tenha apresentado dificuldades de aprendizado ou problemas de comportamento anteriores, é interessante conversar com o professor ou o coordenador sobre isso. Assim, eles ficarão atentos a esse aspecto e darão a assistência necessária para que a criança desenvolva seu aprendizado sem grandes intercorrências. "Às vezes, o pai pensa que a história do ano passado se repetirá. Mas é importante entender que, com um novo professor, a criança pode reagir de maneira diferente", ressalta a professora Cidinha (como é conhecida), da EMEF Alceu Amoroso Lima, de São Paulo.
3) Acompanhe a lição de casa
Dessa você deve participar ativamente - acompanhando possíveis dificuldades de seu filho em casa e ajudando-o a organizar os horários. Saiba do professor como serão essas atividades, em que quantidade costumam ser mandadas e com qual objetivo. Será mais fácil fazer o acompanhamento tendo essas informações de antemão.
4) Não esconda a situação familiar
O irmão mais velho é quem busca a criança na escola? Um pai pode retirá-la na saída, mas o outro não, devido a uma batalha na justiça? É imprescindível que os professores saibam como é a situação da família, para que saibam lidar com intercorrências no dia a dia do aluno.
5) Pergunte o que precisar sobre a metodologia
 
 
Para saber mais clique AQUI!
 
 
Créditos: Educar para Crescer