sábado, 30 de novembro de 2013

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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

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Dica Cultural - Passeio de Jeep

Turismo no Rio de Janeiro de Jeep aos mistérios da Floresta da Tijuca. Sair da agitação da cidade para relaxar com turismo no Rio de Janeiro em um pedacinho da Mata Atlântica.Repleta de histórias e muitas curiosidades, a Floresta da Tijuca fascina qualquer um, além de ser um ótimo local para se fazer turismo no Rio de Janeiro.

 
 
Um dia light com um passeio divertido descobrindo o que tem de mais interessante na Floresta da Tijuca de Jeep. Turismo no Rio de Janeiro ganha um gostinho a mais com este passeio.
A Floresta da Tijuca faz parte do Parque Nacional da Tijuca que tem aproximadamente 3 972 hectares. A floresta tem cerca de 200 quilômetros de trilhas sinalizadas, além dos mirantes, recantos, lagos e cachoeiras. 


 A agitação da cidade grande e do estresse no trabalho nos leva a pensar em uma maneira de fugir de vez em quando desta bagunça toda, e com este turismo no Rio de Janeiro teremos a oportunidade de renovar as energias e conhecer o que tem de belo na Floresta da Tijuca, um pedacinho da Mata Atlântica para relaxar. 


 Para quem não conhece ainda a Floresta da Tijuca, este turismo no Rio de Janeiro pode ser uma ótima oportunidade para conhecer e admirar as belezas que existem neste local.

Fascinantes as cachoeiras de águas cristalinas e geladas, são consideradas refúgios perfeitos para os dias de calor, que no verão a temperatura chega a mais de 40° no Rio de Janeiro.
 
 
História da Floresta da Tijuca
Em 1861, a Floresta da Tijuca precisou ser reflorestada no século XIX depois de anos de desmatamento intenso, principalmente pelo plantio de café. Foram plantadas cerca de 100 000 mudas em aproximadamente treze anos, principalmente espécies nativas da Mata Atlântica.

O responsável pelo reflorestamento, foi apontada pelo Imperador da época Dom Pedro II, foi o Major Gomes Archer, considerado o primeiro administrador da floresta.

Já no século XX, Raymundo Ottoni de Castro Maya foi o administrador da floresta no ano 1943 a 1946 e fez ressurgir o parque, que tinha ficado esquecido durante os primeiros anos da República. Contando com a parceria de um arquiteto, o Vladimir Alves de Souza e com a ajuda de um paisagista, Roberto Burle Marx, Castro Maia conseguiu recuperar a floresta e recebeu 1 cruzeiro por ano (simbólico) como pagamento por sua administração.

Foi quando neste momento foram introduzidas algumas obras de arte, as edificações e os recantos, além de serem implantados alguns serviços e os sanitários. Restaurantes foram abertos Os Esquilos e Floresta, que utilizaram as instalações das antigas fazendas de café e o restaurante Floresta foi aberto na antiga senzala de uma fazenda.

Mais informações sobre turismo no Rio de Janeiro


Acontece diariamente, tem duração aproximada de 4 horas de passeio, tem disponibilidade de horários de 09h às 13h ou de 14h às 18h.

O pacote oferecido pela empresa Rio 40Graus Turismo inclui:o transporte em Jeep e o Guia de turismo. A Rio 40Graus oferece outros passeios como este da Floresta da Tijuca de Jeep pela cidade do Rio de Janeiro.

Roteiro para este turismo no Rio de Janeiro é este, passaremos pelos principais pontos da Floresta da Tijuca como a famosa Vista Chinesa, Mesa do Imperador e as Cachoeiras.Durante todo o percurso feito poderão ser vistos animais tais como macacos, preguiças e pássaros da fauna do Brasil.

Informações sobre o Parque Nacional da Tijuca

 Estrada da Cascatinha, 850 | Alto da Boa Vista | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 20.531-590
Tels.: (21) 2492-2252 / 2492-2253 | Fax: (21) 2492-2252 | Fiscalização: (21) 2491-1700
E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br

Quem faz este city tour Rio de Janeiro?

Agência de passeios Turísticos no Rio de Janeiro:
Nome: Rio40graus Turismo (21) 3208 2090 / (21) 8338 4991
Site:www.rio40grausturismo.com.br
E-mail: reservas@rio40grausturismo.com.br


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Quando o bebê pode tomar sol?

Proteçao solar para bebêsUltimamente, com o efeito estufa e o aquecimento global, as discussões sobre a exposição solar tem se intensificado, principalmente através de debates pediátricos e dermatológicos. A partir que idade o bebê pode tomar sol? Qual o melhor horário? Qual o melhor filtro solar para eles? Quando começa o bom tempo, essas são algumas das dúvidas que têm os pais.
 
 
Com a diminuição gradativa da camada de ozônio, que protege a pele da radiação solar, está comprovado que o sol de hoje é muito mais prejudicial do que há décadas atrás. Através de pesquisas, sabemos que a quantidade de radiação solar que a pele recebe até os 20 anos de idade é responsável por cerca de 90 por cento dos cânceres de pele no futuro.
 
 

Como prevenir problemas de pele nos bebês


Como as campanhas de prevenção em relação à radiação solar tem aumentado, queremos deixar claro que o sol não tem efeitos somente nocivos. É através do sol que a vitamina D é metabolizada e indispensável para a absorção de cálcio. Mas é preciso cautela em tudo. Nos EUA, por exemplo, a Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças não tomem sol antes dos 6 meses.
 
 
No Brasil, a recomendação é que o tempo de sol para bebês vá aumentando progressivamente, começando com 5 minutos, e ir aumentando de 5 em 5 minutos, chegando no máximo 20 minutos, sempre antes das 09:00h e depois das 16:00h, podendo expor os bracinhos e perninhas do bebê, barriguinha e costas. Deve-se sempre evitar sol na cabeça e no rosto. Sempre é bom orientação médica em qualquer caso.
 
 
A importância da incidência de raios UV é tão importante hoje em dia, que vários sites que informam o clima, o tempo, estão informando o índice de raios UV, que variam de zero (muito baixa) até 10 (muito alta).
 
 
Vale ressaltar que não se deve utilizar filtros ou bloqueadores solar em crianças menores de 6 meses, pois pode ser tóxico ao organismo do bebê. Após os 6 meses, o filtro já é seguro. A ingestão oral de vitamina D continua importante.
 

Recomendações quanto ao uso de filtro solar nas crianças

- Deve-se perguntar ao pediatra o FPS (Fator de Proteção Solar) para cada idade e tipo de pele dos bebê e crianças. E o bloqueador deve ser hipoalergênico a partir de 15 FPS. Lembre-se sempre dos horários saudáveis.
 
- O filtro solar deve ser passado de 15 a 30 minutos antes do início da exposição ao sol, e de preferência com a criança sem roupa.
 
- Mesmo com o uso de filtro solar a criança deve estar protegida com boné e camiseta.
 
- O filtro solar deve ser repassado sempre que houver longa permanência na água ou após exercícios físicos. Existem filtros especiais e mais resistentes à água.
 
- Os lábios não devem ser esquecidos: é importante usar um filtro solar labial com FPS 30.
 
- Mesmo nas crianças é fundamental usar creme hidratante após exposição solar e após o banho (2 a 3 vezes ao dia).
 
- A criança deve ingerir muito líquido: água, chá, sucos, frutas, sorvetes e até isotônicos, quando o calor for intenso.
 
- O contato com cítricos (suco ou sorvete de laranja, limão ou lima) pode causar manchas na pele se houver exposição solar.
 
Com cuidados simples podemos evitar problemas futuros e aproveitar o melhor do sol de cada dia com os nossos filhos.
 
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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

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Desafio: O Misterioso Homem Bomba

Conheçam os mais variados jogos de lógica, com os mais difíceis testes e exercícios de raciocínio lógico que farão o seu cérebro funcionar a mil por hora, com perguntas e respostas complexas e divertidas onde serão exigidos muito bom senso, cálculos matemáticos ou ainda sacadas inteligentes para se solucionar esses desafios de lógica.
 
 
Resolva-o se for capaz! Vamos começar?
 
 
 
O Misterioso Homem Bomba
enigma
 
A polícia está diante do seu caso mais complicado de todos os tempos. E quando a noite se aproxima, embora tudo pareça quieto, ninguém consegue ficar tranquilo. 

Ocorre que, na escuridão da noite, sem prévio aviso, em algum lugar da imensa cidade, algo poderá acontecer. Veja a cidade agora, onde o silêncio é quebrado apenas pelo ruído dos últimos veículos ainda na rua. 

Num ambiente de calma aparente como esta, é difícil imaginar que exista uma grande ameaça oculta...
 
 
enigma
 
Afinal de contas está à solta naquela cidade, alguém que os jornais chamam de Homem Bomba. 

Sua origem é um mistério. Age sempre tarde da noite, nos bairros mais afastados do centro, explodindo antigos prédios históricos abandonados.  

Pode atacar de repente, ou fingir, por um tempo, que desistiu da ideia. A polícia já não sabe mais o que fazer para Detê-lo.

E naquela noite, depois de vários dias de trégua, ele ataca outra vez...
 
 
 
enigma
 
Às pressas, deixando para depois um importante compromisso no exterior, o Inspetor Arruda é então chamado de volta à cidade. 

Ele é a última esperança das autoridades, afinal de contas, nunca deixou de solucionar nenhum dos seus casos. 

E logo lá está ele, diante do mais recente prédio atacado. É um casarão velho, abandonado, de estrutura frágil, e como já estava aos pedaços antes do ataque, aquela agressão apenas apressará seu fim.
 
enigma
 
 

O Inspetor, faz então um levantamento completo de todos os ataques do Homem Bomba. Percebe que todos os prédios explodidos, antes dos ataques, já estavam aos pedaços, quase sem chance de serem restaurados. 

Também descobre que, os ataques começaram, dias depois da troca da antiga diretoria do Patrimônio Histórico da cidade, motivada por questões políticas. 

E desde então não parou mais. Às vezes se passam semanas entre um ataque e outro, mas logo, sem que ninguém espere, acontece uma nova explosão.


enigma
 
Depois de investigar várias pessoas das antigas diretorias, na ânsia de encontrar algum ponto de apoio para sua investigação, o Inspetor vai à mansão do último diretor substituído. 

Ele agora é redator de revistas policiais. O Inspetor sabe que sua gestão, foi de longe, a melhor de todas, um verdadeiro exemplo de conduta na preservação do Patrimônio Histórico. 

Mas, por intriga dos rivais invejosos com o seu desempenho, foi alvo de perseguições, até ser demitido, injustamente.



enigma
 
E ao recebê-lo, o antigo diretor, mostra seu local de trabalho, onde passa todas as noites, a escrever seus contos e artigos para a revista de ficção policial.
x

Ele afirma conhecer os atos de vandalismo do misterioso Homem Bomba, o que não é nenhuma novidade, pois não se fala de outra coisa em toda cidade.

"Só escrevo à noite, e nunca me ausento. É mais tranquilo e fresco que durante o dia...", ele diz. 

E o inspetor pensa consigo mesmo: "Se ele só trabalha à noite, não pode ser ele..."
 
 
 enigma
 
E ele conta sua história pessoal, o que de fato existiu por trás das manobras políticas dos responsáveis pelo Patrimônio Histórico.
x

"O senhor veja, aquilo é um antro de corruptos, de ladrões do dinheiro público. Coloquei a casa em ordem, acabei com a corrupção, por isso fui afastado!". 

"Nunca se roubou tanto, sempre com a desculpa de que esses antigos prédios, na verdade todos sem valor histórico, precisam ser restaurados. E a verba é liberada e eles roubam tudo, e dividem entre si..."
 
 
 
enigma
 
Por último ele afirma: "Apoio o Homem Bomba, seja lá quem for, pois só assim, sem a desculpa dos prédios, esses corruptos não terão mais como justificar seus desvios de dinheiro público!"
 
O Inspetor sabe que aquele relato é verdade, e sabe que aqueles corruptos, dificilmente irão sequer à juízo para prestar contas das suas canalhices. 
 
E agora está diante de um grande dilema. Pois, depois de ouvir o ex-diretor e refletir com cuidado sobre uma evidência, tem certeza de que ele é o Homem Bomba.
 
 
 
enigma
 
O Inspetor então conclui que ele não cometeu crime algum, pois de fato, todos os imóveis atacados, serviam apenas de fachada para a quadrilha infiltrada no Patrimônio Histórico, justificar seus desvios de verba pública. Ele decide que lhe dirá já saber de tudo; que conhece a sua identidade secreta. Com isso espera que os ataques finalmente cessem.
Mas, qual foi a evidência que levou o inspetor, a ter certeza, de que o ex-diretor e o Homem Bomba eram a mesma pessoa?



Dê a sua opinião! Resolva este desafio! Depois confira a resposta clicando AQUI!
 

Os problemas de visão na infância

Os problemas de vista das criançasA miopia, o astigmatismo e a hipermetropia são os problemas de vista mais comuns em crianças e bebês. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, os problemas de vista como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo, ou outros, afetam mais de 20 por cento das crianças em idade escolar.
 
 
Isso significa que um de cada quatro escolares sofre algum problema visual, pelo que é muito importante que as crianças sejam examinadas para identificar possíveis problemas visuais que possam prejudicar seu desempenho acadêmico. Tudo isso pode ser consequência do grande esforço intelectual, que se veem submetidos os pequenos desde as idades menores. A televisão, o computador, etc., são aparelhos que exigem muito do sistema visual da criança, chegando a impedir, em alguns casos, seu adequado desenvolvimento.
 

Sintomas dos problemas de vista nas crianças


- Se o seu filho apresenta dor de cabeça ao sair da escola, tem olhos irritados ao fazer suas tarefas escolares ou franzir a testa no momento de ler, provavelmente se deva a uma dificuldade na visão.
 
- As crianças podem ter problemas refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo, como também problemas como estrabismo: olhos desviados (ou cruzados); ambliopia: olho preguiçoso ou a ptose: queda da pálpebra superior, que podem alterar a vida escolar dos pequenos estudantes.  
 
- O cuidado dos olhos nas crianças também inclui protegê-los dos efeitos dos raios UV emitidos pelo sol.
 

Crianças e bebês míopes

As crianças que sofrem miopia, se caracterizam por não verem corretamente os objetos ou pessoas que se encontram longe. As crianças podem apertar os olhos para enfocar melhor. Aquelas que não usam óculos, normalmente, são mais tímidas e distraídas, e preferem atividades como a leitura, pintura ou trabalhos manuais.
 
 
Os sintomas podem ser confundidos com transtornos da escrita, como é o caso da dislexia, já que muitas crianças, por não conseguirem ver bem, podem trocar, ao copiar de uma lousa, letras como o p com o q, ou a letra d com a b. Nesses casos o melhor é consultar um oftalmologista, o antes possível.
 

Hipermetropia em crianças e bebês

A hipermetropia é justamente o contrário da miopia. Os afetados pela hipermetropia tem uma percepção borrada de objetos próximos. É normal das crianças, ao forçar a vista, apresentarem dor de olhos ou cabeça, lacrimejar, e piscarem frequentemente. Geralmente, preferem brincar ao ar livre.
 

O astigmatismo nas crianças

Uma pessoa com astigmatismo percebe uma visão deformada das coisas, tanto de longe como de perto. Pode estar associado à miopia ou à hipermetropia, apresentando sintomas de ambas patologias.
 

Ambliopia ou olho vago nas crianças

Ambliopia ou olho vago, consiste na perda parcial da visão em um ou nos dois olhos de uma criança que não pode ser corrigida com lentes. Pode corrigir-se quando se detecta e se trata antes dos 7 anos. Se não se trata antes dessa idade pode implicar numa grande perda de visão do olho afetado, dado que este não se desenvolve adequadamente e, pouco a pouco, vai deixando de trabalhar, de estimular-se, com o que acaba perdendo a capacidade de visão. Essa patologia ocular se apresenta na idade infantil, portanto sua detecção precoce é fundamental para um tratamento adequado.
 

Estrabismo em crianças e bebês

O estrabismo é uma perda de paralelismo dos olhos, onde cada um deles aponta em direção diferente. Esse defeito ocular supõe um problema grave do sistema visual que deve ser avaliado imediatamente por um especialista.
 
 
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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

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Idoso Saudável! Idoso Feliz!

Estrabismo atinge mais crianças e glaucoma é mais comum nos idosos. Médicos falaram sobre a saúde dos olhos e doenças de cada fase da vida. Fique atento ao modo como você enxerga e faça exames regularmente!

 
 
Ao longo da vida, diferentes problemas podem atingir a visão. Eles vão desde desvios que exigem o uso de óculos ou lentes de contato até doenças sérias, como o glaucoma.
 
 
Para você cuidar bem dos seus olhos em qualquer idade, é importante ficar sempre atento ao modo como enxerga e fazer exames periódicos – anualmente ou sempre que apresentar algum sintoma importante.
 
 
Segundo o oftalmologista Samir Bechara e a pediatra Ana Escobar, para cada fase da vida de uma pessoa, os olhos têm um ponto crítico, ou seja, algo em que se deve prestar mais atenção. Na infância, é o estrabismo; na adolescência, os desvios de refração; na vida adulta, a vista cansada; e na terceira idade, o glaucoma, a catarata e a degeneração macular.
 
 
Saúde dos olhos (Foto: Arte/G1)
 
 
Ao nascer, os olhos têm cerca de 1 cm e crescem até os 20 anos. É preciso levar os filhos ainda pequenos ao oftalmologista para uma avaliação. Até os 8 anos de idade, pode-se corrigir um olho que não funciona direito, com o simples uso de um tampão, que força a criança a enxergar pelo lado que não está bem.
 
 
Os especialistas também explicaram que reflexo vermelho em apenas um olho, ao tirar foto com flash, pode ser sinal de catarata, glaucoma (mais comum a partir dos 40 anos) ou tumor. Há tratamentos para todos os casos, com a preservação do olho. Segundo a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), nem sempre é necessário retirar o globo ocular.
 
 
Ao começar a usar lente, o que geralmente ocorre na adolescência, certifique-se de retirá-la toda a noite, mesmo que o produto permita o uso contínuo, e siga as instruções do fabricante sobre os cuidados de limpeza para evitar infecções. E é importante saber que a lente corrige o grau, mas não o estabiliza.
 
 
Na vida adulta, surge a chamada "vista cansada", quando o olho perde lentamente a capacidade de foco, por falhas nos músculos oculares. Já a mulher na menopausa pode sofrer com o ressecamento dos olhos.
 
 
Lágrimas artificiais ajudam a combater o problema, que também pode ser causado por excesso de exposição ao ar-condicionado.
 
 
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O que devem fazer os pais de filhos superdotados?

No caso dos pais perceberem que seu filho seja superdotado, deverão tomar algumas providências. Os pais têm papel fundamental no desenvolvimento dessas crianças. Confira!
 
 
 
São eles os que devem entrar em contato com o educador da criança, a escola, e pedir uma orientação. Seguramente, depois de uma avaliação do caso, os docentes passarão a criança à observação de um orientador, e se for o caso, a um especialista. Se realmente se confirmar que a criança é superdotada, não a preocupe, porque receberão toda a orientação possível.
 

Continuar trabalhando para o desenvolvimento da criança superdotada

  • Falando e brincando com ela. Manter conversações sobre coisas cotidianas com os adultos, expressando seu parecer.
  • Prestando atenção às suas inclinações pela arte ou pelos números e ajudando-as a desenvolver essas habilidades.
  • Levando-a a lugares onde possa aprender coisas novas, como museus, bibliotecas e centros comunitários onde se desenvolvem atividades.
  • Estimulando-a para que não se aborreçam, explicando-lhe que o êxito é possível e sairá beneficiado no futuro.
  • Procurando um ambiente tranquilo onde possa ler e estudar, e ajudá-lo sempre com seus deveres.
  • É aconselhável inscrevê-los em atividades fora da escola. 
 
 
Se seu filho tem um coeficiente intelectual superior, isso deve ser detectado mais cedo possível. Os especialistas recomendam prestar atenção aos padrões das crianças superdotadas para captar quando têm entre 3 e 8 anos e atuar sequentemente.
 
 
Estas crianças podem ter problemas sociais quando não recebem um tratamento adequado. O psicólogo Kenneth Shore, especialista em educação para superdotados, diz que estes pequenos podem ter interesses distintos dos seus companheiros. “Não é de surpreender que os superdotados se sintam deslocados dos seus colegas e incompreendidos pelos seus professores.
 
 
Se a educação que recebem não se ajusta às suas necessidades, tornam-se inativos, distraídos e têm uma má conduta”., assegura Shore. De acordo com Shore, os professores às vezes se equivocam e creem que essas crianças têm problemas de aprendizagem. Segundo o especialista, um exemplo dessa situação foi experimentado por Albert Einstein: quando o prêmio Nobel de Física tinha 12 anos, seus professores determinaram que era lerdo para aprender. Por isso, Einstein tinha as piores lembranças da escola.
 

Os filhos superdotados devem estudar separados das outras crianças?

Os programas para as crianças superdotadas têm gerado muita controvérsia. “Alguns os criticam por serem elitistas e mandarem uma mensagem de mediocridade para aqueles que não foram considerados superdotados”, diz Shore. Ainda que não seja certo segregar, é conveniente que essas crianças recebam uma atenção especial. Shore, que foi psicólogo escolar durante 20 anos, recomenda que as crianças vão a uma escola normal, mas que invistam mais horas de estudo que os demais em programas de aprendizagem enriquecidos. Para isso, o educador e a família devem formar uma equipe para acompanhar de perto os avanços do pequeno.
 
 
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terça-feira, 26 de novembro de 2013

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Guia do Estudante: O Futuro das Profissões

Assista à série de vídeos do GUIA DO ESTUDANTE que mostra as profissões com mais vagas e melhores salários nos próximos anos.
 
 
 
Futuro das Profissões - Panorama no Brasil
 
 
 
 
Futuro das Profissões - Carreiras que promovem o bem estar
 
 
 
 
Futuro das Profissões - Profissões ligadas às tecnologias
 
 
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A Merenda das Crianças

Da mesma forma que o almoço e a janta, a merenda é uma necessidade diária que não se pode pular nem ignorar. Quando seu filho sai do colégio, depois de um largo período de atividades escolares, a primeira coisa que deve fazer é merendar.Ao fazer essa parada, seu filho se sentirá mais relaxado, e ao alimentar-se bem estará recuperando as energias que tanto necessita para continuar dando saltos por aí.
 
 
Segundo a maioria dos nutricionistas, a merenda deve cobrir, aproximadamente, 15 por cento do conteúdo nutricional cotidiano, enquanto o café da manhã, 20 por cento, o almoço 40 por cento e janta os 25 por cento restantes.
 

Uma boa merenda para as crianças

Basicamente, uma boa merenda deve incluir:
 
- cereais, ou seja, pão, bolachas, etc., isso dará à criança a energia necessária para o bom funcionamento de seus músculos e seu cérebro;
 
- produtos lácteos, como um copo de leite (com ou sem chocolate em pó), um iogurte natural ou de frutas, um pedaço de queijo, etc., porque são ricos em cálcio e em proteínas favoráveis ao seu crescimento;
 
- um pedaço de fruta ou suco natural de frutas, pelo alto conteúdo de fibras e de vitamina C;
 
- e água, para saciar a sede.
 
 
É importante, para que seu filho se mantenha interessado na merenda, que esta refeição também tenha algumas variações bem como renovações. Pode-se criar um sanduíche com diferentes recheios ou introduzir frutas secas e, inclusive permitir que seu filho coma, em alguma ocasião um salgadinho pastelaria, desde que isso não se converta num hábito.
 
 

Uma merenda ruim para as crianças

Por causa da pressa, ou por outro motivo qualquer, muitos pais não se preocupam com a qualidade dos alimentos que oferecem aos seus filhos na merenda. A merenda, se está bem equilibrada, não tem porque provocar obesidade no seu filho. O que  pode alterar o estado de saúde das crianças são os erros que cometem alguns pais na hora de escolher o que o filho vai comer.
 
 
A merenda deve ser preparada com o mesmo carinho que o resto das refeições. O que NÃO se deve fazer:
 
- Oferecer à criança somente um pacote de bolachas.
 
- Permitir a criança encha seu estômago com batatas fritas, amendoins, doces, etc.
 
- Pensar que com apenas um bolo a criança estará alimentada.
 
- Substituir os sucos de frutas pelas bebidas gasosas (refrigerantes, etc.).
 
- Permitir que a criança merende vendo a televisão ou em frente ao computador. Isso a distrairá e criará um mau hábito.
 
 
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segunda-feira, 25 de novembro de 2013

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Dicas de Psicomotricidade

Confira as dicas para trabalhar a categorização e a psicomotricidade fina com crianças!
 
 









 
 
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Psicomotricidade Infantil

Nos movimentos da criança se articula toda sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação. Isso é psicomotricidade! Sua definição ainda está em formação, já que à medida que avança e é aplicada, vai-se estendendo a distintos e variados campos.
 
 
No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma debilidade, dificuldade, ou deficiência. oje, vai mais longe: a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.
 
 

Movimento e atividade psíquica

O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o psico, determina a atividade psíquica em duas fases: a sócio afetiva e cognitiva. Em outras palavras, o que se quer dizer é que na ação da criança se articula toda sua afetividade, todos seus desejos, mas também todas suas possibilidades de comunicação e conceituação.
 

A teoria de Piaget afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças. Nos primeiros anos de vida, até os sete anos, aproximadamente, a educação da criança é psicomotriz. Tudo, o conhecimento e a aprendizagem, centra-se na ação da criança sobre o meio, os demais e as experiências através de sua ação e movimento.
 
 

Estimulação e reeducação

Através da psicomotricidade pode-se estimular e reeducar os movimentos da criança. A estimulação psicomotriz educacional se dirige a indivíduos sãos, através de um trabalho orientado à atividade motriz e as brincadeiras. Na reeducação psicomotriz se trabalha com indivíduos que apresentam alguma deficiência, transtornos ou atrasos no desenvolvimento. Tratam-se corporalmente mediante uma intervenção clínica realizada por um pessoal especializado.
 
 

Princípios e metas da psicomotricidade infantil

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:
 
 
- Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).
 
- Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
 
- Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.
 
- Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.
 
- Ampliar e valorizar a identidade própria e a autoestima dentro da pluralidade grupal.
 
- Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.
 
- Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.
 
 
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domingo, 24 de novembro de 2013

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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

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Como dizer não para seus filhos?

Sabe qual é a maneira mais certa de deixar seu filho infeliz? Acostumá-lo a receber tudo.Ajudar os filhos a lidar com as frustrações e orientá-los sobre o que é razoável ou não os torna mais seguros e flexíveis.
 
 
As crianças precisam aprender que suas atitudes têm consequências e que elas não podem fazer tudo o que quiserem. Frustrar determinadas expectativas, dizer não, é ensinar. Essa é uma função paterna e materna, faz parte de educar.
 

Ultimamente, porém, pronunciar essa palavrinha tão curta parece extremamente difícil. Muitos pais e mães trabalham muito e se sentem culpados e em falta em relação aos filhos... Ou porque lhes dão menos atenção do que gostariam ou porque os veem por pouco tempo. Isso provoca um desejo de compensar os filhos fazendo suas vontades e não colocando limites que causariam frustração a todos.
 

O não é sempre uma frustração de uma expectativa ou desejo - e não há como aliviar isso. O que acontece é que são essas frustrações que formam o caráter da criança, ensinando-a a buscar de forma criativa outras maneiras de se sentir satisfeito e percebendo que é possível suportar uma espera ou mesmo a não realização de seu desejo.
 
Isso torna a criança mais forte para as intempéries que certamente a própria a vida lhe . Dizer não faz parte, e é bom para o seu filho. Então, que tal aprender a fazer isso, sem culpas? Eis algumas orientações para guiar você nesse importante caminho.
 
 
1. Aprenda isso em casa
Na vida, sempre será preciso enfrentar frustrações e respeitar limites. As crianças precisam estar preparadas para isso. É melhor que elas aprendam em casa, com seus pais, em um ambiente no qual sabem que são amadas e se sentem protegidas do que fora, ou muito mais tarde, quando a queda pode ser maior.
 
2. Saiba quando dizer não
Escolha os "nãos" que você vai dizer. Pense quais são os pontos realmente importantes, de que você e sua família não abrem mão .
3. Seja firme e coerente
"A melhor forma de dizer um não para o seu filho é apenas dizê-lo quando você estiver seguro de que é um não mesmo, que não vai virar um sim depois. Não dá para proibir uma coisa um dia e, no outro, por estar cansado ou para não armar uma briga, ceder.

4. Os pais têm que entrar em acordo
É importante que os pais combinem esses "nãos" juntos, ou que se falem antes de dar uma resposta, para que a criança não fique perguntando para um e depois para o outro e manipulando a situação.
 

5. Controle as opções
              
Seu filho pequeno não precisa ter tantas escolhas, isso é angustiante para uma criança. Não faça muitas perguntas ou deixe muitas decisões para ele tomar, isso desorienta. A tomada de decisões deve ser ampliada de acordo com a autonomia e a maturidade da criança.
 

6. Um "não" para cada idade
"Cada idade tem seus "nãos". Uma criança de 3 anos pede "nãos" e consequências mais contundentes e imediatas que uma criança de 6 ou 7 anos, que já consegue negociar e já não faz tanto uso da birra. Já o adolescente precisa de "nãos" e consequências muito claras, pré-combinadas e justas" diz Rosana Augone.
 

7. Cuidado com as birras
Birras em público parecem ser as "preferidas" das crianças, porque a probabilidade de os pais cederem é maior. As crianças sabem disso e os pais ficam com muita vergonha. "Nestas situações, o melhor é se retirar para um local o mais privativo possível, abaixar, segurar seu filho pelos braços com firmeza, mas sem machucar, pedir para ele olhar nos seus olhos e dizer o que ele precisa fazer. Ao dizer um não, o tom de voz, a altura de que você fala e a linguagem tem de ser clara. Depois de deixar claro isso, tente chamar a atenção da criança para outra coisa.
 

8. Fiscalize suas ordens
Existem situações em que a criança "pede" o não, testa se aquele combinado é para valer e quer saber se os seus pais estão prestando atenção nela, se estão vendo que ela está ou não cumprindo o combinado. Ela quer ouvir de novo aquele não de seus pais para reafirmar o que é certo e sentir-se segura. Essa é a hora de não titubear.
 

9. Tolere a raiva
É normal seu filho ficar com raiva de você ao receber um não. Respeite essa raiva. Tolere-a. Saiba que isso faz parte de sua educação e que aprender a ouvir não e lidar com eles fará dele uma pessoa mais feliz e flexível.
 

10. Entenda o seu lugar de pai/mãe
Não é porque o seu filho sabe argumentar bem, explicar razões, que o argumento dele vale mais que o seu. Ele precisa saber que não é ele quem decide determinadas coisas, por mais que as queira ou as entenda.
 
11. Não sinta culpa
Não se deixe levar pela culpa, achando que você tem de dar mais, fazer mais pelo seu filho. Mas esteja lá quando puder. Se você tem pouco tempo para estar com seu filho, faça desse tempo um tempo de qualidade, estando de mente e corpo presente.  Dê atenção à criança e, quando não puder, diga claramente que naquele momento não dá.
 

12. As influências de fora
Às vezes, seu filho quer muito algo (ir a uma festa, assistir a um determinado programa ou ganhar um objeto caro, por exemplo). E todos os outros pais da escola, mesmo que alguns até achem inadequado, cederam. "Não é nada fácil fugir da influência da mídia e dos outros", diz a psicóloga Rosana Augone. "Mas explicar ao seu filho porque você está dizendo aquele não, porque você não concorda com a maioria e deixar claro como sua família pensa e no que credita é da maior importância para a construção moral dele".


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